Pesquisa de opinião Publica sobrea satisfação dos municipes sobre atual adminisytação na cidade de piquet carneiro

2786 palavras 12 páginas
1 INTRODUÇÃO

Em toda a nossa historia brasileira a democracia sempre representou uma salvação para a população de um modo geral, com isso as transformações continuas e necessárias do sistema politico brasileiro resultaram no que consideramos flexível e democrático. Porem considerando como sendo a vontade do povo a que vem a definir os governantes nem sempre os gestores colocados possuem competências de gestão e conseguem suprir as necessidades básicas da população. Deste modo o projeto terá como foco analisar o quanto a população de Piquet Carneiro no Ceara estão satisfeitos pela gestão municipal.
Segundo SCHOMMER (2003) A gestão publica no Brasil esta vivendo um momento de mudanças desde o período de 1980, por motivo da redemocratização do estado tem como objetivo principal a descentralização. Nascem assim novos contatos entre Estado e Sociedade e com contribuições de novos interlocutores cria-se necessidades e transformações sobre as politicas publicas, principalmente no âmbito de como gerir, ou melhor, qual a melhor forma de gerir uma cidade.
Nem sempre os municípios foram tão responsáveis quanto aos serviços básicos da população quanto atualmente, que para SOUZA et Al.(2004) foi a partir da Constituição de 1988, onde os municípios ganharam maior força e ficaram responsáveis por aplicar os serviços essenciais para a população, como a saúde e a educação. Motivados pelo próprio Governo Federal, os municípios passaram a ser os maiores provedores universais dos serviços de saúde e educação fundamental.
Os cidadãos dos municípios tem que fiscalizarem as despesas e receitas da gestão municipal que para FRANÇA (2008) o envolvimento do cidadão diretamente na gestão surgiu no Brasil no fim da década de 1980 que teve a iniciativa denominada orçamento participativo cujo seu principal objetivo é a tentativa de relacionar toda a população nas decisões das prioridades de planejamento e execução do orçamento publico municipal.

Segundo FRANÇA (2008) a

Relacionados