Pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. QUANTO A ABORDAGEM

2.1 O QUE É PESQUISA QUANTITATIVA?

Quantidade representa tudo aquilo que pode ser medido, o mensurável. Então, se o objeto de sua pesquisa se prestar a qualquer tipo de medição e esta, evidentemente, for interessante para o resultado final da investigação a que você se propôs, a adoção de procedimentos de quantificação pode lhe ser útil. O perfil desse tipo depesquisa é altamente descritivo, [...]. Descrição rigorosa das informações obtidas é condição vital para uma pesquisa que se pretenda quantitativa. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 109).

A pesquisa quantitativa se inicia com estudos de um certo número de casos individuais, quantifica valores segundo o estudo típico, servindo-se frequentemente de dados estatísticos, e generaliza o que foiencontrado nos casos particulares. ( RAMPAZZO, 2005, p.)

2.2 O QUE É PESQUISA QUALITATIVA?

Qualidade é uma propriedade de idéias, coisas e pessoas que permite que sejam diferenciadas entre si de acordo com suas naturezas. A pesquisa qualitativa não vai medir seus dados, mas, antes, procurar identificar suas naturezas. O objeto da pesquisa vai ser tratado de forma radicalmente diferente damodalidade anterior de investigação. A compreensão das informações é feita de uma forma mais global e inter-relacionada com fatores variados, privilegiando contextos. A pesquisa qualitativa também pode possuir um conteúdo altamente descritivo e pode até lançar mão de dados quantitativos incorporados em suas análises [...] (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 110).

A pesquisa qualitativa pode sercaracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. (RICHARDSON, 1999, p. 90)

2. QUANTO AOS OBJETIVOS

2.1 O QUE É PESQUISAS EXPLORATÓRIAS?

As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver,esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento [...] Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Este tipo de pesquisadoé realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis. (GIL, 2008, p. 27)

Pesquisas exploratórias: são investigações de pesquisas empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente,fato ou fenômeno. Para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos [...] uma variedade de procedimentos de coleta de dados pode ser utilizada, como entrevista, observações participante, análise de conteúdo etc., para o estudo relativamente intensivo de um pequeno numero de unidades, mas geralmente sem o emprego de técnicas probabilísticas de amostragem [...](LAKATOS; MARCONI, 2007,p. 188)

2.2 O QUE É PESQUISA DESCRITIVA?


A pesquisa descritiva não propõe soluções, apenas descreve os fenômenos tal como são visto pelo pesquisador, o que não significa que não serão interpretados, mas somente que a contribuição que se deseja dar é no sentido de promover uma analise rigorosa de seu objeto para, com isso, penetrar em sua natureza (pesquisaquantitativa) ou para dimensionar sua extensão (pesquisa qualitativa). Descrição permite diagnostico do problema, o que é sempre muito importante e tarefa procedente. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 116 – 117)

As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os...
tracking img