Pesquisa de mercado seletti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A busca do homem por uma alimentação equilibrada é antiga, porém é recente a preocupação por uma alimentação segura e saudável, preparadas com técnicas culinárias adequadas, sobretudo do ponto de vista higiênico-sanitário, colaborando assim para a saúde. Com a falta de tempo, ”correria”, condição socioeconômica, a inserção da mulher no mercado de trabalho, entre outros fatores, quelevam a necessidade de alimentar-se fora de casa e em especial o consumo de fast-foods.
Com isso surgem cada vez mais franquias como restaurantes lanchonetes entre outros, com o objetivo de oferecer alimentos, preparações saudáveis aos clientes, preservando os valores nutricionais, com suas técnicas de preparo, utilizando alimentos mais saudáveis, incluindo saladas, molhos naturais, peixes,“preservando assim o sabor e a consciência de quem come”.

1. SELETTI
1.1Marca
Seletti – Culinária Saudável

1.2 Histórico da Marca
Fundada em 2007, com a proposta de atender pessoas apressadas, que passam a maior parte do tempo na rua à procura de uma comida saudável e saborosa. Deram início as franquias no ano de 2010 e hoje a rede possui mais de 30 operações em praças de alimentação deShopping Centers nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. A marca divulgou, há um ano, alguns dados sobre seus restaurantes. Segue as publicações feitas em 2011, pelo site Estadão:
* Taxa de Royalties: 6% do faturamento bruto;
* Taxa de propaganda: 2% do faturamento bruto;
* Previsão de retorno do investimento: em média, de 24 meses a 36 meses;
*Faturamento mensal bruto médio das lojas: R$ 105 mil;
* Prazo de contrato: 5 anos;
* Lucro médio mensal: Aproximadamente 15%;
* Tamanho ideal de loja em shopping: de 30 a 35 m² ;
* Média de funcionários por lojas: 15 a 18;
O que podemos afirmar da marca Seletti, é que os seus donos sempre planejaram anos antes as estratégias e objetivos de crescimento. De acordo com Revista Exame PME,em dezembro de 2011 foi publicado uma matéria com Luis Felipe Campos que contou seus objetivos para o próximo ano, veja:
“Custos
O empreendedor Luis Felipe Campos, de 43 anos, dono da rede de restaurantes Seletti, de São Paulo, tem uma longa reunião com seus principais fornecedores de carnes, frutas e legumes todo final de ano. Na mesa, ele coloca números que mostram a evolução recente dasreceitas da rede e o crescimento esperado para o ano seguinte com a abertura de mais lojas. Para 2012, o objetivo é inaugurar 15 unidades. “Vamos aumentar o faturamento em 55% sobre o de 2011, que deve fechar em 18 milhões de reais”, afirma. Em troca de promessa de um bom volume de compras, Campos pede algumas condições especiais. Em 2010, por exemplo, ele conseguiu que um de seus dois fornecedores decarnes concordasse em fazer apenas um reajuste durante o ano, em vez de aumentar o preço sempre que a cotação subisse. “Conseguimos alguma estabilidade e reduzimos pela metade o impacto da alta dos preços nos nossos custos”.”
A Seletti também se preocupa com o meio ambiente. Ela é membro da AFRAS (Associação Franquia Solidária), o braço de responsabilidade social da ABF (Associação Brasileira deFranchising), com o objetivo de conscientizar sobre o desenvolvimento sustentável da sociedade, implementando a gestão socialmente responsável em empresas do sistema de franquias.
A marca também faz parte do Programa de Franchising de Baixo Carbono da AFRA, monitorando e desenvolvendo ações para reduzir a emissão de GEEs (Gases de Efeito Estufa). A compensação se dá através do plantio deespécies nativas. Esta marca representa o nosso compromisso com o meio ambiente.

1.3 Diferença Perante o Concorrente
Os fundadores da Seletti, entraram no mercado com o objetivo de serem diferenciados perante os sabores das comidas saudáveis e a rapidez. Eles queriam mostrar para as pessoas que é possível ser saudável comendo comidas saborosas fora de casa.

1.4 Concorrentes
* Go Fresh -...
tracking img