Pesquisa de mercado - fast food dourados/ms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA DE MERCADO

“ANÁLISE DE MERCADO PARA A SOBREPOSIÇÃO DA DEMANDA DE REFEIÇÕES RÁPIDAS DA CIDADE DE DOURADOS/MS E REGIÃO”

































1. ATO CONSTITUINTE




Por meio desta, constitui-se a criação da empresa denominada “WRV Consultoria & Marketing”, situada nesta cidade de Dourados-MS. As atividades da empresa ficarão sobcontrole de seus sócios-proprietários Rafael Viscardi Mendonça e Wigor Cambui Rodrigues na que também acumulam as funções de pesquisadores e analistas.



2. PROBLEMÁTICA




Dourados, a segunda cidade do Mato Grosso do Sul com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, é um polo de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul e no Centro-Oeste brasileiro. Essa estrutura econômica,vinculada à agroindústria regional e de grande volume de negócios realizados, principalmente no nível primário e terciário, permitiu que Dourados fosse considerada a quarta cidade média brasileira com maior índice de crescimento, no período de 1996-2000. Estava posicionada, em 2007, entre as cem melhores cidades para se trabalhar no país com os três setores da economia em franco desenvolvimento.É uma cidade universitária consolidada. Possui duas universidades públicas próprias, sendo uma federal, a UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, com reitoria e sede em Dourados, e uma estadual, a UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; além de duas privadas de grande porte UNIGRAN e ANHANGUERA, atraindo universitários de todas as partes do país e do mundo através deintercâmbios, totalizando mais de 20% de sua população nessas instituições citadas.

Segundo a Revista VOCÊ SA e Fundação GV, Dourados está entre as 80 melhores cidades do país para se viver e fazer carreira, e a 5ª no Centro-Oeste ficando atrás apenas das capitais Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá; e a segunda mais populosa do Estado. É uma das mais estruturadas em termos dooferecimento de bens e serviços, atendendo a chamada Região Grande Dourados, sendo um pólo referencial das cidades do sul do Estado. É uma das mais belas e arborizadas cidades desta região do país.

[pic]

FIGURA 1 – Região da Grande Dourados

Seria interessante para esta empresa investir nessa em Dourados/MS? A empresa contratante desta pesquisa, sabendo de suas competências e das demandas dacidade e da região, busca saber se as duas variáveis se tornam um denominador comum.

Utiliza-se a pesquisa de mercado para “identificar as preferências, hábitos e costumes, perfil socioeconômico, imagem da marca, intenções de compra e análise de participação de mercado” (SAMARA, B. S.; BARROS, C.J., 1997) dentre outras diversas características do mercado. Dessa forma, a cidade de Douradosnecessita de novas alternativas para as refeições rápidas. Alternativas essas que deverão ser determinadas nessa pesquisa de mercado. A expectativa da cidade é que a empresa entrante ofereça em seu cardápio refeições variadas e de qualidade, com preço acessível, em horários diversificados e com atendimento personalizado.




3. OBJETIVOS




É prática essencial em uma pesquisa demarketing, determinar o objetivo primário e os objetivos secundários da pesquisa.

O objetivo primário é aquele que “responde à dúvida do cliente e soluciona o problema de pesquisa. Objetivos secundários são decorrentes das hipóteses, portanto são todas as informações que levarão a cumprir o objetivo primário”. (SAMARA, B. S.; BARROS, C.J., 1997)

Utilizando-se dos conceitos anteriormentecitados, seguem os objetivos primários e secundários desta pesquisa de mercado:




3.1 OBJETIVOS PRIMÁRIOS

– Estudo de potencial de mercado para instalação de uma filial da rede em Dourados-MS, buscando atender a crescente demanda e a oportunidade de negócio.

3.2 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

Identificar hábitos de consumo de comida fast-food:

– Frequência de compra...
tracking img