Pesquisa de mercado - cases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Para atender melhor o público-alvo, as empresas devem ter informações bastante relevantes sobre o mercado em que se atua, seu negócio, seus concorrentes e o principal, os seus clientes. Com base nisso, o processo de pesquisa de mercado consiste em uma definição do problema encontrado e criar os objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações,análise e a apresentação dos resultados para a diretoria ou administração da empresa. Ao ser realizado a pesquisa de mercado, as empresas devem decidir em coletar novos dados ou usar os já disponíveis. Também deve ser decidido o a abordagem da pesquisa, como observação, levantamento de dados, experimentos, entre outros.
Com base nesse conceito, esse trabalho acadêmico aborda alguns cases de empresasque utilizaram a pesquisa de mercado, visando anteder o seu público-alvo, utilizando diversas maneiras de levantamento de dados, informações e sabendo determinar aquilo que os consumidores precisam.

FORD BRASIL – EcoSport
Fazer o EcoSport era um tiro no escuro e a Ford Brasil, vinda de uma série de fracassos, não poderia errar novamente. Na época, não existia nenhum tipo de “jipe” nacional e aversão europeia, Fusion, não teria esse apelo. Em 1997, foi lançado o conceito, com imagens de jipes como o Toyota RAV4. Depois, a Ford Brasil usou fotos de revistas para definir o público-alvo e o que ele esperava. Em uma terceira etapa da pesquisa, vieram os itens de série e opcionais, assim como detalhes de design. Uma outra dúvida que foi questionada através da pesquisa de mercado, foi emlançar ou não uma versão 4x4.
Através de pesquisas, o público sugeriu mais de 200 nomes, mas “EcoSport” ganhou em todas as sessões.
A última etapa costuma ser a aceitação de mercado e o preço, mas aí veio mais uma dúvida: a porta traseira abrirá para a direita ou para esquerda? Então, foi verificado que a porta abrindo para a esquerda, lado oposto da calçada, seria mais cômodo para os usuários eveio nas versões RAV4 e CR-V. O cliente também queria um local aonde pudesse guardar objetos de valores, tipo um esconderijo antirroubo, e o banco-baú fez sucesso.
Poucos comprariam o 4WD, mas o reforço na imagem, e nas vendas, da versão 4x2 valeria o investimento.
O estepe fora tem efeito fortíssimo para o brasileiro, ou seja, qualquer carro com roda atrás parece um jipe, mesmo um carro urbano.Então, a Ford Brasil fez várias pesquisas com o seu público-alvo para acertar nessa nova proposta, querendo saber o que o consumidor está precisando e o que gostaria de ter em um carro.

HONDA - Projeto Business Intelligence
O projeto desenvolvido pela companhia de Business Intelligence para a Honda, contou com a participação das áreas de marketing, vendas, administração e diretoria, e garantevisibilidade e agilidade da empresa diante da concorrência.
O projeto foi implementado na empresa em 2008 com o objetivo de conseguir aperfeiçoar em uma única plataforma os dados e, com isso, extrair informações o mais rápido possível. Antes da implantação do sistema, a informação era com muita defasagem e não era possível analisar concretamente o mercado. Onde crescer? Onde focar os esforços?Onde focar uma ação efetiva e traga realmente os resultados? A estratégia do projeto era conseguir essas respostas.
 O desafio maior foi montar a equipe para que obtesse o sucesso. Era muito pouco tempo, pois a empresa estava defasada nessa questão de análise de dados de informações. Então ele tinha que ser muito bem estruturado, muito bem definido para que não tivesse um retrabalho, ou seja, erapreciso ter processos de melhoria dentro da companhia, que foi justamente o que aconteceu.
Os resultados hoje são excelentes. A empresa tem o monitoramento da concorrência, monitoramento dos seus revendedores que são os concessionários, e com isso, atuando de maneira bem estratégica na ponta. O representante comercial consegue hoje ir a uma visita pelo aspecto de mercado, pela necessidade....
tracking img