Pesquisa de mercado - case restaurante sunchina

676 palavras 3 páginas
Negócios & Soluções - Pesquisa de Mercado Parte 1 – Case Restaurante SUNCHINA

A pesquisa de mercado é tradicionalmente associada a fabricantes de bens de consumo. Hoje, um número cada vez maior de organizações, tanto com fins lucrativos como sem, está usando a pesquisa de mercado. Em sua opinião, e de acordo com o conteúdo apresentado, responda por que há esta tendência? Utilize exemplos.

A pesquisa de mercado pode ser definida como “coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores”
A pesquisa de mercado deve ser realizada com o intuito de se obter informações que possibilitem uma melhor tomada de decisão no âmbito do marketing de uma empresa e deve ser realizada sempre que se buscar expandir a área geográfica de atuação, buscar novos segmentos de mercado, lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços, dimensionar equipes de vendas, escolher um ponto comercial, definir meios de divulgação mais adequados e ajustar preços.
Diante do que vimos acima, a pesquisa de mercado é importante para conhecer e monitorar o mercado consumidor e os concorrentes e tem particular importância à medida que os mercados ficam cada vez mais saturados de competidores e as mudanças no comportamento dos clientes se tornam mais intensas e frequentes, deixando o processo de decisão de marketing cada dia mais complexo.
Como exemplo de uma pesquisa de mercado bem conduzida temos o caso de Johnson & Johnson que é considerada a fabricante de produtos de saúde com maior base no mundo. Entretanto, uma tentativa de usar o seu nome em uma aspirina infantil não foi bem sucedida. Uma pesquisa de mercado mostrou que os consumidores associam os produtos da empresa como suaves, o que eles não consideravam interessante para uma aspirina. O que se viu na pesquisa foi que os consumidores acreditam que uma aspirina suave pode não ser muito eficaz. Desta forma, podemos perceber que uma

Relacionados