Pesquisa de mercado casa de carnes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa de carnes

Apresentação do Negócio
O consumo de carne pelo ser humano é tão antigo quanto à história do mesmo. Acredita-se que o homem consome carne desde quatro milhões de anos a.C.
A carne bovina é de extrema importância para a alimentação das pessoas devido a todas as propriedades que possuem. Ela é fonte de proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B e ainda outroscomponentes que trabalham para a promoção e manutenção da saúde humana.
O Brasil está entre os líderes em relação à produção, à exportação e ao consumo de carne bovina no mundo.
  Segundo estudos realizados em 2006 pelo Datamonitor, órgão de pesquisa internacional, indicaram, para os próximos anos, algumas tendências comportamentais que devem orientar o desenvolvimento de novos produtosalimentares, adaptação ou melhoria nos que já se encontram disponíveis no mercado. Dentre elas, a conveniência, buscando economizar tempo e soluções rápidas, a preocupação com saúde, aspectos ligados à idade, à fase da vida, à renda e ao individualismo do consumidor.
No caso da carne bovina, a conveniência implicaria em melhorias nos cortes e nas embalagens, ampliação da oferta de produtos prontos ou semiprontos, assim como orientação ao consumidor no preparo de pratos rápidos; a preocupação com saúde recomenda produtos com menor teor de gordura, sem perder sabor e maciez; os aspectos ligados à idade, à fase da vida, à renda e ao individualismo do consumidor, sugerem, respectivamente, segmentos de mercado com diferentes faixas etárias e necessidades diversas, atendidos com produtos específicos;diferentes formas de organizações familiares, além de solteiros e casados, que terão reflexos em termos da escolha de produtos a serem consumidos; a democratização do consumo de produtos considerados de luxo ou supérfluos (por exemplo, produtos de conveniência); e a tendência a cuidar de si mesmo, associada ao crescimento do número de consumidores ‘solteiros’, aumentando a demanda por porçõesmenores ou individuais de produtos.
Como se pode verificar, a referida pesquisa vem direcionar e ou orientar a futuros empreendedores voltados para as áreas de alimentícios e em especial as casas de carnes.
De olho nesse novo nicho de mercado, os empreendedores começam a investir em uma nova concepção de negócio. Como já foi relatado anteriormente, casa de carnes é um negócio que relacionaalimentação e conveniência.
Com a busca da qualidade de vida e o consumo de uma alimentação saudável, o mercado das carnes naturais vem crescendo cada vez mais, e muitas oportunidades se abrem para os empresários.
Casas de carnes são lojas diferenciadas dos açougues tradicionais. As maiores diferenças estão no layout das lojas, nos tipos de corte das carnes oferecidas, na forma como os produtos sãoacondicionados dentro do freezer, no atendimento personalizado e na diversidade de tipos de carne oferecidos que podem incluir carnes raras e exóticas como: avestruz, javali, codorna, faisão e outras, dependendo do mercado potencial. A loja também pode oferecer carnes temperadas e preparadas especificamente para clientes especiais e para eventos específicos.

Mercado

O Brasil é o terceiro maiorprodutor mundial de carne de frango e o quarto maior produtor de carne suína. São dados indicativos de que a carne já faz parte da alimentação dos brasileiros e sua procura está ligada a vários fatores, como preço, qualidade, aspectos nutricionais, preferências e gosto.
Com relação à demanda brasileira por carne de frango, pode-se dizer que esta começou a crescer a partir do lançamento do PlanoReal, em 1994, quando o consumo per capita era de 18,73 quilos. A estimativa para o ano de 2010, considerando o alto preço da carne bovina, o aumento da produção de aves e a melhora na renda da população, a CONAB calcula que o consumo deva alcançar o recorde de 41,5 quilos. Para efeito de comparação, as previsões da estatal para o ano de 2010 são de 35,4 quilos para a carne bovina e de 13,9 quilos...
tracking img