Pesquisa de mercado banana frita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas São Gabriel

Curso de Administração

Trabalho de Pesquisa de Mercado
Nanas Frita

Audrey Alessandra

Carla Fernandes

Filipe Fernando

Frarlem

Paola Cristine

Viviane Parreira

Wesley Rodrigues

Belo Horizonte

2º/2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas São Gabriel
Curso deAdministração

Trabalho apresentado a Disciplina Pesquisa de Mercado, do Curso de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, núcleo Universitário São Gabriel.

Belo Horizonte
2º/2011
LISTA DE TABELAS

Gráfico 1 : Onde costuma comprar o produto
Gráfico 2 : Frequência que consome
Gráfico 3 : Faixa etária x consumo de chipsGráfico 4 : sabor que mais consome
Gráfico 5 : valor que pagaria em um salgadinho de tamanho médio
Gráfico 6 : Marca
Sumário

1. Introdução 5

2. Objetivo 6

3. Desenvolvimento Exploratório 7

4. Estudos Descritivos 9

4.1. Instrumento de pesquisa: Questionário 10

4.2. Discussão: Focus Group 15

4.2.1 O Roteiro do Focus Group 15

5. Conclusão 18

Referências 19

1. IntroduçãoAtualmente, o mercado de snacks conta não somente com as famosas batatas fritas, mas também com a banana frita.
Com a disputa cada vez mais acirrada para conquista de uma fatia de mercado, o que fazer para conseguir chegar ao gosto do consumidor?
A Search Consultoria atenderá essa demanda através de uma pesquisa encomendada pela Nanas Frita, que atua no ramo de salgadinho debanana frita.
Serão analisados vários aspectos como demanda do mercado, visibilidade e por fim a opinião do consumidor através de um Focus Group.

2. Objetivo

A pesquisa tem como objetivo principal fazer com que a Nanas Frita ganhe espaço no mercado de snacks, equiparando às outras marcas correntes, na região metropolitana de Belo Horizonte, tendo como publico alvo os jovens.3. Desenvolvimento Exploratório

Dona da marca Ruffles e com uma linha variada de produtos, a Elma Chips que pertence à multinacional PepsiCo é hoje a líder do setor de salgadinhos no Brasil. Segundo Ferreira (2006) o mercado de snacks no país, em especial o de salgadinhos, representa um faturamento anual aproximado de 1 bilhão de reais e 80 mil toneladas em produção.
Há 30 anos nomercado, Ruffles é o salgadinho mais vendido da empresa e representa um faturamento mundial aproximado de 1.5 bilhões de dólares, resultado este, proveniente de investimento em inovações de sabor, criatividade e tantos outros requisitos para agradar seu publico alvo.
Atualmente, a linha propôs o desafio aos seus consumidores de sugerir um novo sabor, inclusive premiando os finalistas.Diante do exporto acima, é preciso identificar novas oportunidades para expansão da participação da “Nanas Frita” neste segmento, de modo a igualar seu produto ao líder do mercado.
Entretanto, para esta identificação, é importante fazer previsões e levantar tendências no que diz respeito às necessidades de consumidores de salgadinhos que não estão sendo adequadamente satisfeitas. Bombo(2006) destaca que há consumidores interessados nos benefícios potenciais da nutrição, passando a exigir em alimentos industrializados, alem de praticidade e sabor agradável, elementos que tragam benefícios à saúde.
O mercado de banana constitui alimentos básico de milhões de pessoas em vários países em desenvolvimento, como a Índia que em 2005 liderou a produção mundial de bananas,representando cerca de 23% produtiva mundial. A maior parte dessa produção é consumida internamente. Outros países que exportam são Equador, Costa rica, Filipinas e a Colômbia que somam dois terços da exportação, com mais de um milhão de toneladas conforme a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). A banana verde é largamente utilizada da mesma forma que as batatas podendo ser...
tracking img