Pesquisa de mercado - academia ceaf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO
Em meados dos anos 30 foram inauguradas as primeiras academias de ginástica no Brasil, a origem do nome academia deve-se ao filósofo Platão (427-347 a.C.), que escolheu como local para fundar sua escola de filosofia, um bosque que levava o nome do legendário herói grego Academos; por essa causa, a escola recebeu o nome de Academia, onde se ensinava filosofia, matemáticae ginástica. A relação entre atividade física e saúde se justifica pelas muitas evidências de que níveis apropriados de aptidão física, mantidos durante toda a vida por meio de exercícios regulares, exercem efeitos benéficos nas funções dos órgãos em geral, tendo como conseqüência o prolongamento da vida com qualidade. As academias de ginástica são os centros de atividades físicas onde se prestaum serviço de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física. A educação física ganha destaque na área da saúde devido à nova visão e consciência da sociedade perante a atividade física, em que os adeptos, em todas as idades e de todas as formas, buscam entender melhor o próprio corpo e alcançar uma vida mais saudável. De modogeral, as pessoas têm cônscias de que a prática regular de exercícios se constitui num fator de proteção à saúde, mas daí a procurar esse serviço numa academia é o grande problema. A maioria das grandes academias investe, quando o fazem, num marketing superficial, repetitivo, voltado ao estético, aos padrões de beleza vigentes e aos modismos da época e não visando aspectos de saúde. As academias deginástica ainda não absorveram a mudança conceitual, a passagem de elementos puramente estéticos para um paradigma de educação para a saúde. A satisfação com o corpo é importante para a auto-estima, entretanto, essa satisfação deve ser vista como conseqüência da melhor qualidade de vida em relação à saúde. Foram utilizadas tabelas, gráficos, medidas descritivas, amostragem aleatória simples, testeExato de Fisher, teste Qui-Quadrado, para realização do trabalho.

4

Na Universidade Estadual de Maringá – UEM, existe uma academia Centro de Excelência em Atividades Físicas – CEAF. Com o interesse de conhecer a opinião dos alunos sobre a academia da UEM, esta pesquisa esta pautada em:

Tema
A academia CEAF

Problema
Existe qualidade na academia CEAF?

Objetivo Geral
Avaliarqualidade oferecida na academia CEAF – Centro de Excelência em Atividades Físicas

Objetivos Específicos
Identificar o perfil do aluno – ( sexo, idade, altura, peso, classe socioeconômica). Verificar o principal motivo de o aluno fazer academia. Identificar os aspectos de qualidade da academia – ( equipamentos, instrutores, aulas, espaço físico, ventilação, limpeza).

Este trabalho é constituído deseis capítulos. O primeiro capítulo faz um breve histórico das academias de ginástica, apresenta o tema o problema e os objetivos. Todas as ferramentas estatísticas utilizadas neste trabalho são definidas no capítulo dois. O capítulo três apresenta a metodologia utilizada. O quarto capítulo fornece a análise dos dados e o capitulo cinco apresenta a conclusão do trabalho. Por fim as referenciasbibliográficas são apresentadas no sexto capítulo.

5

CAPÍTULO 2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – ESTATÍSTICA DESCRITIVA A palavra estatística tem mais de um sentido. No singular se refere à teoria estatística e ao método pelo qual os dados são analisados enquanto que, no plural, se refere às estatísticas descritivas que são medidas obtidas de dados selecionados. A Estatística descritiva, cujoobjetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados em três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas. 2.2 – VARIÁVEIS É a característica que vai ser observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que pode variar,...
tracking img