Pesquisa de marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA MAUÁ

RENATO ALVES BOSEL
JESSICA SOUZA
RODRIGO DO VALLE MAIA
THAISY BRUNA DE FREITAS
ELDER LUIS
GUSTAVO LIMA

MARKETING PESSOAL

Mauá
2012

CONTEXTUALIZAÇÃO DE MARKETING

Para conceituar as ações de marketing pessoal, faz-se necessário a compreensão do que seja marketing. O marketing surgiu da necessidade dos mercados de se adaptarem às constantesmudanças. Trata-se essencialmente de atividade organizacional que busca satisfazer necessidades de clientes.
Dentre os inúmeros conceitos e definições atribuídos ao marketing Philip Kotler (2000, p.57) define: “Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bematendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”.

Ainda nas palavras de Kotler, apud Marcos Cobra (1997, p.24): “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta etroca de produtos de valor com outros”

Alexandre Luzzi Las Casas (2001, p.26) ensina: “Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto queessas relações causam no bem-estar da sociedade.”.

Um dos fundamentos teóricos do conceito de marketing é a teoria da escolha
individual, formulada pelo economista clássico Adam Smith (1776), cujo pressuposto é que o bem-estar da sociedade é o resultado da convergência entre interesses individuais do comprador e os do vendedor, por meio da troca voluntária e competitiva (COBRA, 1997).

Freiree Souza (2001, p.3) enumeram os quatro princípios que compões esta teoria:
1) as pessoas buscam experiências que valham a pena;
2) a escolha individual determina o que vale a pena;
3) por meio da troca livre e competitiva, os objetivos individuais serão realizados;
4) as pessoas são responsáveis pelas suas ações e escolhem o que é melhor para elas(princípio da soberania do consumidor).Nesse sentido, analisando os conceitos pode-se dizer que o objetivo do marketing é conhecer e compreender o cliente muito bem, de modo que o produto, serviço (ou pessoa – marketing pessoal) se ajuste e se venda por si próprio. Portanto, se tudo for feito de forma coerente com os ensinamentos de marketing, o sucesso de venda é, apenas, a consequência mais lógica e o destino mais previsível.Entanto sabemos que marketing é o processo de planejar e executar a concepção de estabelecimento de preços promoção e distribuição de ideias, bens e serviços com intuito de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Também consideram atividade sistemática de uma organização humana voltada para busca de realização com o meio profissional visando sucesso a ambas as partes daorganização.

A realização do marketing, pessoal com profissional, no atendimento ao cliente em sua necessidade de consumo é considerado marketing de relacionamento, onde desempenham serviços, dando uma proximidade maior entre funcionários e clientes (KOTLER, 2000)

Tal processo é baseado em estudos mercadológicos, mais especificamente pesquisas mercadológicas. A finalidade dessas pesquisas é deconhecer as necessidades e os desejos dos clientes com o objetivo de desenvolver produtos que satisfaçam suas necessidades. É o cliente que passa a “deter o poder”, é ele quem vai determinar, em princípio, o crescimento e a sobrevivência da empresa. (MCCAFFREY, 1983).

Dentro deste contexto, as organizações buscam entender seus clientes e o mercado no qual estão inseridas, desenvolvem...
tracking img