Pesquisa de clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visou realizar Diagnostico Organizacional. Para isso realizamos o estagio em uma empresa do ramo da construção civil, com o intuito de destacar a influencia das variáveis que compõe o clima organizacional em uma empresa do segmento de construção Civil, a fim de que a relação colaborador-organizaçao possa ser aprimorada, oferecendo um ambiente de trabalhoadequado.

Para tal diagnostico utilizamos A pesquisa de clima organizacional é um importante instrumento para as empresas avaliarem seu momento atual e a percepção de seus colaboradores quanto a diversos aspectos da empresa.

Este tipo de pesquisa consistiu em uma valiosa ferramenta de gestão, pois além de permitir a análise interna, também pôde identificar o nível de comprometimento doscolaboradores para com a organização, gerando instrumentos para promover a mudanças através de estratégias e ações, tendo como alvo o crescimento e o desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando à superação das metas pré-definidas pela direção.

1. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

“Clima organizacional é a materialização da cultura da empresa. É a comunicação do que existe portrás das normas, valores e crenças da organização”. Essa definição é de Sérgio Vezneayan, professor do Ibmec, que em entrevista a Revista Valor-Carreira, ressalta que um bom ambiente de trabalho não deve ser visto como um componente isolado na construção de uma empresa saudável. Segundo ele, para uma avaliação completa, outros elementos como estratégia, cultura, tecnologia, organização no trabalhoe ambiente externo devem ser associados. O clima organizacional pode ser entendido como resultado de valores e regras compartilhados que conduzem os membros de uma organização na execução de suas atividades e na resolução de problemas de adaptação interna e externa. (Chiavenato, 2007)
“Qual o lugar do ser humano, cada vez mais esquecido, no complexo ambiente de trabalho das empresas modernas?”.Esta frase é de Maria Ester de Freitas (1999) que procura responder a essa e outras perguntas relacionadas à questão do clima organizacional, apresentando as organizações como oportunidade de interação e representação humanas na sociedade competitiva de hoje. Segundo ela, considerando atualmente a decadência das outras instituições - estado, igreja, família, a cultura organizacional desenvolvidanas grandes empresas passa ser a principal fonte de identidade para as pessoas que nela trabalham. Essa colocação nos faz refletir sobre o quanto se torna importante as questões sobre o ambiente de trabalho e as relações empresa-empregado nas organizações.
A sociedade globalizada está transformando os recursos materiais e financeiros em commodities. A grande alternativa na busca de diferenciaiscompetitivos é cada vez mais as pessoas que integram as organizações. Mais do que nunca, as organizações sentem a necessidade de encontrar novas formas de funcionamento, visando melhoria da qualidade, produtividade e satisfação. O desempenho de uma organização está intimamente relacionado às formas de como essa interage com quem a compõem.
Clima organizacional é o sentimento que se expressa portodos na empresa em um momento ou determinado período. Esse pode ser positivo ou negativo e reflete basicamente as atitudes e virtudes do comando da empresa, o ambiente dos companheiros de trabalho, as ações externas, regulações governamentais, a concorrência e a dinâmica mudança nas demandas. Da mesma maneira que o clima
organizacional não é estático, uma vez que é afetado pelas mudanças naorganização,
ele é único em cada organização.
Bekin (2004) propõe que Endomarketing seja meditado “como uma resposta adequada à nova situação internacional de mercado: a globalização, seu efeito nas empresas e nas organizações – enfim, seu efeito na economia e nas pessoas”. Para ele, o objetivo do Endomarketing é: Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público...
tracking img