PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS





AMANDA BORGES
CAMILA AYALA
LUANA FONSECA




PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL










PORTO ALEGRE
2013
AMANDA BORGES
CAMILA AYALA
LUANA FONSECA







PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho realizado para disciplina de Recursos Humanos I, para aprovação no presentesemestre acadêmico, do Centro universitário Metodista IPA.



PROF. SELDA ENGELMAN







PORTO ALEGRE
2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO..........................................................................................
03
2CLIMA ORGANIZACIONAL......................................................................
033METODOLOGIA...........................................................................................
04
4 DIAGNÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL ......................................
05
4.1 ANÁLISE DESCRITIVA ...........................................................................
05
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................
14
REFERENCIAS.............................................................................................
16
APENCIDE A..................................................................................................
17
APENDICE B..................................................................................................
18
APENDICE C..................................................................................................
191 INTRODUÇÃO

A Confeitaria Armelin, é basicamente uma empresa familiar, privada e de médio porte. Foi fundada em 14 de Junho de 1982 por Sr. José Armelin, junto com sua esposa Angelina e seus filhos Renê e José Alex. A primeira loja foi estabelecida na Rua Gonçalves Dias, 230, no bairro Menino Deus, na cidade de Porto Alegre.
Esta empresa especializou-se naconfecção de doces, tortas e salgados com produção e receituários próprios e visa a qualidade de seu produtos e serviços.
Atualmente a empresa tem 3 lojas, em 3 diferentes locais da cidade para melhor atender a população, sendo a primeira ainda administrada pelo seu José e as outras duas, cada uma por um dos filhos que seguiram no ramo.
Então há mais ou menos 15 anos, Renê e sua esposa Suzana Leques,incentivados pelo seu José, dão início ao sonho de abrir sua confeitaria na própria zona sul da cidade de Porto Alegre, onde já eram residentes. Ela nutricionista e administradora, ele com experiência e tino empresarial, agregado a experiência do seu José, deram início a expansão comercial da empresa.
A empresa atualmente é um sucesso, está estabelecida na cidade e na região, e continua crescendo einovando sempre sem perder suas características iniciais.
A pesquisa de clima organizacional será realizada com cerca de vinte e cinco colaboradores de uma das unidades, a da Zona Sul de Porto Alegre.


2 CLIMA ORGANIZACIONAL

No atual cenário corporativo o fator humano tornou-se peça fundamental para as organizações. A pesquisa de clima organizacional é uma das mais valiosas ferramentasde gestão de recursos humanos, capaz de criar e diagnosticar condições para a gestão de qualidade de vida no trabalho, identificando a origem dos problemas comuns nas organizações ( Taniguchi e Costa, 2009).
Segundo Kanaane (1999) para o alcance desses objetivos, as organizações tendem a introduzir os fundamentos de uma gestão com predomínio da distribuição plural nas relações entre chefia etrabalhadores. Esta atitude expressa um salto qualitativo em tecnologia de conhecimento que ocasiona transformações, afetando as relações e a qualidade da força de trabalho.
Kotler (1998) finaliza explicando que “a comunicação interna permitirá que ele [funcionário] seja bem informado e que a organização antecipe respostas para suas expectativas. Isso ajudará a administrar conflitos e a buscar...
tracking img