Pesquisa de clima organizacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

JOINVILLE– SANTA CATARINA

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Projeto Integrador de Valores Humanos, orientado pela Profª. Aurecy Costa, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido aoInstituto Superior Tupy, para obtenção de nota final da disciplina de Projeto Integrador de Valores Humanos

JOINVILLE – SANTA CATARINA

AGOSTO/2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1. TEMA 4
1.2. PROBLEMA 4
1.3. OBJETIVO GERAL 4
1.4. OBJETIVO ESPECIFÍCO 4
1.5. JUSTIFICATIVA 4
1.6. METODOLOGIA 5

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 8

3. DESENVOLVIMENTO9

3.3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 9
3.2. COLETA DE DADOS 9
3.3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 9
3.3.1. NORMAS E COSTUMES 10
3.3.2. BENEFÍCIOS EXTRALEGAIS 10
3.3.3. RELACIONAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 10
3.3.4. CARREIRA, EXPECTATIVAS DE PROGRESSO, INCENTIVOS 10
3.3.5. RELACIONAMENTO ENTRE CHEFIA E SUBORDINADOS 10
4. PROPOSTAS DE MELHORIAS 12
5. CONTRIBUIÇÃO ASOCIEDADE 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

APÊNDICES 16

1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema
Pesquisa de clima organizacional.

1.2 Problema
Quais os principais problemas de clima organizacional dentro da empresa?

1.3 Objetivo geral
Analisar o nível de satisfação dos colaboradores dentro da empresa e identificar os principais problemas relacionados ao climaorganizacional bem como verificar quais os pontos críticos no clima organizacional da mesma.

1.4 Objetivo específico
Elaborar propostas de melhorias para satisfazer os colaboradores e gestores para melhorar o desempenho nas atividades e a melhora do clima no ambiente de trabalho.

1.5 Justificativa
O tema ?pesquisa de clima organizacional? foi escolhido, porque o ritmo decrescimento das empresas em geral tem aumentado muito. A competitividade do mercado de trabalho vem obrigando de certo modo que as empresas tenham que se adequar a esse ritmo, porém a falta de conhecimento dos gestores acaba prejudicando seu crescimento.
Nos dias de hoje, a concorrência no mercado, gera nos colaboradores das empresas certa insatisfação de modo geral tais como: insatisfaçãoprofissional, sobrecarga de trabalho, falta de gestores preparados, entre outros.
Esses fatores afetam a empresa, causando sérias conseqüências, com isso surge a necessidade de analisar os fatores que geram esses conflitos.
Analisando as causas, traçando um perfil dos colaboradores, pode-se verificar a extensão de suas conseqüências e posteriormente analisar quais medidas serão as melhores a seremtomadas, contribuindo tanto para a empresa quanto para os colaboradores

1.6 Metodologia
Será realizada uma pesquisa através de questionário objetivo abrangendo questões relacionadas a verificar qual o nível de satisfação dentro da empresa.
Os dados serão coletados através de pesquisa de campo e analisados posteriormente pela equipe responsável a fim de verificar a situação do climaorganizacional da empresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Existem diversos estudos sobre a importância do Clima Organizacional.
O ser humano, por natureza, é curioso, observador e tem a tendência de expor opiniões sobre os outros de forma aleatória, se baseando em valores e preconceitos próprios, com isso frustrando as pessoas e, ás vezes, causando situações constrangedoras. Em todos osmomentos, existem pessoas avaliando e outros sendo avaliados. Estes por suas condutas, posturas, desempenho no trabalho e outros aspectos, sempre sujeitos a desvios que os avaliadores não conseguem ignorar.
Geralmente, alguns fatores estão associados ao Clima Organizacional, como stress, motivação, liderança, carga psíquica positiva ou negativa, sistemas, políticas e normas, a estrutura...
tracking img