Pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
cursO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

AMARI MONTEIRO ALVES
CRISLENE FRANSCISCA G. G. DE SOUZA
DANIELA COSTA DOS SANTOS
ISIS AQUINO CHAVES DE ARAÚJO
jirleide ferreira da rocha







produção textual interdisciplinar grupo











Seabra
2012
AMARI MONTEIRO ALVES
CRISLENE FRANSCISCA G. G. DE SOUZADANIELA COSTA DOS SANTOS
ISIS AQUINO CHAVES DE ARAÚJO
jirleide ferreira da rocha






produção textual interdisciplinar grupo




Produção Textual Interdisciplinar Grupo apresentada à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Sistema de Ensino Presencial Conectado como requisito parcial para a obtenção de média no 4º semestre do Curso de Pedagogia.

Tutor: (a) Mirian VivianiSiqueroli









Seabra
2012


SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS



1. INTRODUÇÃO

O Curso de Graduação em Pedagogia é um curso que, de modo mais abrangente, fornece subsídios, conteúdos e métodos vinculados à atividade docente propriamente dita. Nesta acepção, o conhecimento pedagógico éaquele que tem por característica a explicitação das intencionalidades de uma percepção educativa, instituída num momento e num espaço, carregada de historicidade, determinada pelas interações dos protagonistas da ação educativa, bem como a organização dos meios para concretizá-las, nas suas diversas instâncias e áreas de atuação.
Nesta perspectiva, as reflexões apresentadas nesta atividade sãoresultado da análise entre os dados coletados na pesquisa de campo (entrevista a três professores de um Centro de Educação Infantil) e textos indicados nas tele-aulas e demais materiais de apoio. Desse modo, objetiva-se com este trabalho analisar os dados colhidos na pesquisa de campo, relacionando-os com os pressupostos teóricos discutidos e apreendidos durante o semestre do Curso em questão.Buscando informações para a realização desta atividade, realizou-se uma entrevista com 3 (três) professoras, pedagogas, da Escola João Pondé, município de Seabra-Ba, com a finalidade de coletar diversos dados sobre a percepção destes profissionais, frente a questões voltadas para o trabalho destes, em seu próprio espaço escolar, explicitando como a criança aprende, bem como, sobre o objetivo da EducaçãoInfantil e a importância do papel destes na Educação Infantil.
Assim sendo, de posse do questionário semi-estruturado contendo as seguintes questões: a) Para você como a criança aprende? b) Qual o objetivo da Educação Infantil? c) Qual o papel do professor na educação Infantil? d) Descreva como você trabalha os seguintes conhecimentos: Linguagem oral e escrita, Alfabetização e Ludicidade fomos acampo, coletar dados, para elaborarmos nossas reflexões.

2. DESENVOLVIMENTO

É sabido que a educação precisa ser vista como instrumento apropriado para a construção da cidadania. Ela tem papel transformador como construtora de conceitos, como instauradora de reflexões. Nesse contexto, a pesquisa de campo, onde foram entrevistadas três pedagogas, foi realizada na Escola João Pondé, situada nacidade de Seabra -BA.
Deste modo, a proposta pedagógica da Escola João Pondé leva em consideração a Lei Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) nº9. 394/96 e a metodologia de Ensino Infantil leva a criança a explorar e descobrir diversas possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações com espaço e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
Emlinhas gerais, as atividades da escola são programadas a inserir conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo contemplado pela LDB, que é também um objetivo a ser alcançado pela escola, isto é, o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos emocionais, físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade, acompanhando ativamente a criança em seu...
tracking img