Pesquisa de campo de layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Campo de Layout
01. Características do setor estudado

Maior empreendimento comercial da América Latina (conceito mono usuário), com capacidade máxima de verticalização de 7.000 pessoas.
Simboliza o estabelecimento da nova cultura resultante da integração dos dois Bancos (Santander e Real).
Presente no País desde os anos 80, atuando no Varejo, expandiu suasoperações ao longo dos últimos anos, com operações concentradas nas Regiões Sul e Sudeste, principais mercados financeiros nacionais.
O Banco Santander, no Brasil, é o terceiro maior banco privado do país – segundo dados em 2007 com a compra do ABN Amro Real - com uma estratégia de crescimento pautada no foco em Varejo, na diversificação geográfica, no controle e gestão de risco, na eficiência e nadisciplina.

Fechou contrato de compra da Torre São Paulo, em 2008, um edifício de 28 andares localizado ao lado da Ponte Cidade Jardim, em São Paulo, sendo a sede do Grupo Santander, mostrando a determinação em investir para que se tenha um banco mais forte e competitivo.
A intenção da Torre é a Centralização das áreas do Banco em um único lugar, proporcionando maior integraçãoentre as equipes dos dois bancos.

O setor bancário tem características que devem ser destacadas para efeito de estudos de mercado. É uma indústria de serviços e por sua natureza difere de outras indústrias manufatureiras. Segundo Meidan (1982), o setor bancário pode ser caracterizado por:
1. Pericibilidade. Muitos produtos bancários são “oportunistas” e desta forma
necessitam de estratégiasde composto de marketing (distribuição, preço, promoção e produto) eficientes e alinhadas as oportunidades de mercado.
2. Inseparabilidade. Existem pacotes de serviços e custos que não são separáveis. Os serviços são processos de serviços e as estruturas de atendimento, agências em conjunto. Isto faz com que muitas vezes a distribuição dos serviços bancários seja prejudicada.
3.Heterogeneidade. Os produtos bancários são muito heterogêneos basicamente pela necessidade cada vez mais diferenciada dos clientes e as novas necessidades de clientes que antes não eram usuários dos bancos.
4. Flutuação da demanda e a condição econômica do país. Os serviços e produtos bancários, principalmente aqueles direcionados para as classes B e C, são dependentes da condição de renda da população. Emcondições negativas da economia, as pessoas arrumam meios alternativos de movimentação do dinheiro ganho.
5. O impacto da Legislação Governamental. Este é um setor muito regulado. A
regulamentação antes não era tão limitadora como agora. Quando os ganhos inflacionários eram a maior fonte de resultados, não importava a proibição e o custo de controle exigido pelos órgãos reguladores. Com a competiçãomais acirrada, os bancos estão sentido mais o impacto da regulamentação governamental.
6. Tamanho e distribuição da renda nacional. Dependendo da estratégia de posicionamento de mercado do banco, market share, e os segmentos de clientes que busca, o tamanho da população, e ou a concentração da renda será mais importante para escolha de localização das agências e outros serviços e produtos.
7.Competição. Como será mais discutida, a competição neste setor é agressiva, onde os pequenos bancos já foram adquiridos por instituições maiores, ou definiram bem seus segmentos e estão se especializando para atende-los. Os bancos nacionais enfrentam uma concorrência acirrada de instituições estrangeiras. A necessidade de busca por novos clientes, e a maior importância da própria operação donegócio em detrimento de outros ganhos fizeram os bancos buscarem a todo custo a diminuição de despesas, e o ganho de escala. O mesmo tempo precisam diferenciar seus produtos para segmentos mais exigentes. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (2003), houve uma concentração de capital no mercado, promovendo a criação de marcas com maiores participações de mercado, tanto de forma segmentada...
tracking img