Pesquisa de campo daud borrachas ltda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

DIEIZON FERNANDES DE JESUS

pesquisa de campo Daud Borrachas Ltda

Ijuí
2011

dieizon fernande de jesus

pesquisa de campo Daud Borrachas Ltda

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Ijuí

2011INTRODUÇÃO

O objetivo geral desta atividade é que seja feito uma pesquisa de campo em uma empresa, verificando como é o funcionamento prático dos conteúdos referente ao tema do semestre “Cadeias de Suprimentos e Produção” e confrontá-los com o embasamento teórico dos itens de pesquisa.

Por consequência, o objetivo específico deste projeto é apresentar alternativas para a DaudBorrachas Ltda. quanto ao seu sistema de logística como um todo. O principal objetivo é apresentar um sistema logístico que melhor se adapte às necessidades da organização, possibilitando para a empresa um melhor ganhar eficiência e eficácia o que agregará valor ao seu produto.

1 ETAPA I: DESENVOLVIMENTO

1.1 Caracterização da situação problemática

A Daud Borrachas Ltda, empresa deinsumos de borracha, ao longo dos anos obteve positivo crescimento e vê como grande desafio para o futuro melhorar seu processo produtivo a fim de conseguir maior competitividade no mercado global. Neste cenário é de extrema importância que a empresa esteja alinhada com as mais modernas formas de se trabalhar, visando otimizar toda sua cadeia produtiva e vendas. Em um ambiente altamentecompetitivo, em que qualquer falha ou processo produtivo desatualizado pode levar ao fracasso, é de extrema importância que a organização se atualize com o que há de mais moderno para sua operação, como por exemplo, sistemas integrados de gestão de estoques, entradas e saídas de matéria prima e produtos acabados, com o objetivo de agregar valor ao seu produto e aumentar a satisfação de seus clientes.Hoje em dia o sistema de logística usado pela empresa ainda é muito primitivo e faz pouco uso das tecnologias disponíveis. Isso faz com que o processo da empresa se torne mais lento, tenha um custo mais alto e tenha maiores chances de apresentar falhas.
Atualmente a cadeia logística de uma indústria é uma das partes mais importantes de todo o processo produtivo da empresa. Se a organizaçãonão estiver atualizada com as novas tecnologias, descritas neste estudo, e novas formas de administração da cadeia logística, esta empresa corre riscos de não sobreviver por muito tempo no mercado.
A Daud Borrachas Ltda. ainda faz controle manual de matéria prima, ou seja, a matéria prima é pesada por uma pessoa conforme sai do estoque. Esta saída é anotada e passada para a área que cuidados estoques, que dá baixa e avisa se há necessidade de compra de mais matéria prima. Este sistema, ultrapassado, poderia ser substituído por um outro sistema comprovadamente mais eficiente e com menos custo.
O sistema utilizado hoje pela empresa é o Milk Run (Coleta do Leite) que segundo Moura (2000 apud NUÑEZ, 2011) tem por definição:

Sistema que consiste na coleta programada de peças.Um veículo executando a operação de transporte de peças ou componentes, coletando-as em alguns fornecedores com horários programados para as coletas e entrega das peças na empresa no horário programado.

1.1.1 Milk Run e Just-in-Time

O Milk Run permite a introdução do sistema Just-in-Time para o controle de estoques, tendo também a redução dos custos de transportes.
“Milk run ouMilk pickup é a programação de roteiros de coleta de vários produtos localizados próximos entre si e do ponto de destino. O Milk run aumenta a freqüência de entrega e aproveita a capacidade de carga do veículo”. (BALLOU, 2006, p. 196).
Em outras palavras, a expressão milk-run é conhecida como o procedimento de coleta de produtos junto a fornecedores numa determinada rota e programação...
tracking img