Pesquisa de campo - carnaubal - bairro centro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO VALE DO COREAÚ
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ECONOMIA POLÍTICA
PROFESSORA: Ana Lúcia Borges
ALUNA: Regina Alves Chaves

















PESQUISA DE CAMPO

BAIRROCENTRO
























CARNAUBAL – CE
2012
Apresentação


O presente trabalho se constitui como uma Pesquisa de Campo e foi desenvolvido com o objetivo de fazerum mapeamento do bairro em que reside cada aluno do Curso de Serviço Social. Tendo como foco os aspectos sociais e econômicos de ontem e de hoje.
As informações aqui contidas foram obtidas ementrevista a uma moradora que reside no bairro há mais de 60 anos.






































A pesquisa


Carnaubal, como a maioria das cidades dointerior do nordeste cresceu a partir do desenvolvimento da agricultura. Ainda hoje grande parte da população que aqui reside vive basicamente dela, embora tenha crescido nos últimos tempos o surgimentode empregos públicos.
A moradora nos conta que, veio para cá em década de 40, após se casar com um morador daqui. Antes, ela morava no município de São Benedito. Logo que se casaram foram morar naRua Deputado Vicente Ribeiro, existia lá apenas a casa dela e do marido e umas 2 ou 3 mais. Seu marido vendia telhas e tijolos em lombos de animais para os municípios vizinhos, e como ela ficava só elevendeu a casa para comprar uma mais próxima do centro. E assim, eles foram morar na Rua Major Felinto, onde existiam mais casas.
A mudança de bairro não mudou muito sua vida, as dificuldades erampraticamente as mesmas, a roupa tinha que ser lavada no rio, a água para beber e cozinhar também vinha do rio, banho também tinha que ser no rio. A comida era cozinhada em fogão a lenha ou carvão.
Oque facilitou foi a compra de alimentos, porque as “bodegas” eram localizadas no centro. Mais perto de sua casa. Agora ela não tinha mais medo de sair para comprar o que faltava em casa a noite....
tracking img