Pesquisa da tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*** g04 8/3 pp. 3-4 Existe ainda a ameaça de guerra nuclear? ***
Existe ainda a ameaça de guerra nuclear?
DO REDATOR DE DESPERTAI! NO JAPÃO
“Toda pessoa de reflexão teme uma guerra nuclear, mas todo Estado tecnológico se prepara para ela. Todo mundo sabe que é uma loucura, mas toda nação tem a sua desculpa.” — Carl Sagan, astrônomo.
EM 6 DE AGOSTO DE 1945, um avião de guerra americano lançouuma bomba atômica sobre Hiroshima, Japão, arrasando instantaneamente quarteirões inteiros e ceifando milhares de vidas. Foi a primeira bomba atômica utilizada numa guerra. A explosão devastou 13 quilômetros quadrados da cidade que tinha 343.000 habitantes. Mais de dois terços das edificações foram destruídas, pelo menos 70.000 pessoas morreram e 69.000 ficaram feridas. Três dias depois lançou-seuma segunda bomba atômica, desta vez sobre Nagasaki, matando 39.000 pessoas e ferindo outras 25.000. Cerca de metade da cidade foi destruída ou danificada. Nunca antes na História da humanidade se usara uma arma tão potente. O mundo havia mudado, dando início à era nuclear. Em alguns anos, os Estados Unidos, a ex-União Soviética, a Grã-Bretanha, a França e a China desenvolveram a bomba dehidrogênio, com potencial de destruição bem maior do que a bomba atômica.

*** g04 8/3 De onde vem a ameaça de guerra nuclear? ***
De onde vem a ameaça de guerra nuclear?
“Existe, sim, a possibilidade de haver uma extinção nuclear. É algo que não podemos descartar, . . . apesar de a Guerra Fria ter terminado há mais de uma década.” — Robert S. McNamara, ex-Secretário de Defesa dos Estados Unidos eJames G. Blight, professor de relações internacionais do Instituto Watson de Estudos Internacionais.
Por exemplo, em fevereiro de 2002, quando o relógio foi adiantado pela terceira vez desde o fim da Guerra Fria, ele passou a marcar 23h53.
Por que os editores dessa revista científica acharam necessário adiantar o relógio? Por que acreditam que ainda existe a ameaça de uma guerra nuclear? E de ondevem tal ameaça?
O segredo da “redução”
“Ainda são mantidas mais de 31.000 armas nucleares”, explica a revista. “Noventa e cinco por cento desse arsenal se acha nos Estados Unidos e na Rússia, e mais de 16.000 armas estão operacionalmente posicionadas.” Alguns talvez estranhem a quantidade de ogivas nucleares existentes quando as duas superpotências nucleares declararam haver reduzido o seu númeropara 6.000 de cada lado.
Mas a “redução” tem um segredo. Um relatório da Fundação Carnegie para a Paz Internacional explica: “O número de 6.000 ogivas é calculado segundo regras de contagem específicas estabelecidas pelo START [Tratado de Redução de Armas Nucleares]. Ambas as nações manterão milhares de outras armas táticas e de reserva.” (O grifo é nosso.) Segundo a Bulletin of the AtomicScientists, “muitas, se não a maioria, das ogivas americanas removidas do posicionamento serão armazenadas (junto com umas outras 5.000 ogivas já em reserva), não desmanteladas”.
Assim, além dos milhares de armas nucleares estratégicas ainda em reserva — prontas para serem lançadas de um continente a outro — há milhares de outras ogivas nucleares bem como armas nucleares táticas destinadas a atacaralvos mais próximos. Sem dúvida nenhuma, as duas superpotências nucleares ainda possuem um enorme arsenal nuclear, capaz de destruir várias vezes a população inteira do planeta. Manter esse grande número de armas perigosas acarreta outro risco — o lançamento acidental de mísseis nucleares.

*** g 6/06 Crianças aterrorizadas ***
Crianças aterrorizadas
Elas podem ser vistas ao entardecer nasestradas do norte de Uganda, descalças e aos milhares. Essas crianças deixam suas aldeias antes do cair da noite e caminham para cidades maiores como Gulu, Kitgum e Lira. Assim que chegam, elas se espalham por prédios, paradas de ônibus, parques e pátios. Quando o sol nasce, pode-se vê-las novamente nas estradas voltando para casa. Qual a razão dessa estranha rotina?
ALGUNS os chamam de caminhantes...
tracking img