Pesquisa científica - a fotografia através do olhar da inclusão.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNISAL AMERICANA – Campus Maria Auxiliadora



Victória Gisele Ramos

Projeto de Pesquisa BICSal 2012


“A Fotografia como meio de expressão de pensamentos de alunos com dificuldades de aprendizagem em escolas regulares e espaços não formais de ensino”.





Americana
2012

UNISAL AMERICANA – Campus Maria Auxiliadora




Victória Gisele Ramos

Projeto de Pesquisa BicSal2012


“A Fotografia como meio de expressão de pensamentos de alunos com dificuldades de aprendizagem em escolas regulares e espaços não formais de ensino




Americana
2012
Introdução:
Projeto desenvolvido com o objetivo de apresentar uma temática que emerge com muita consistência no cenário educativo da atualidade – o espaço não formal como âmbito de ensino e aprendizagem emplena integração do eduando que muitas vezes encontra-se em processo de exclusão emocional da escola regular
Resumo:
O presente estudo traz um novo enfoque, literalmente de um novo olhar: a expressão fotográfica de alunos que frequentam um espaço de educação não formal no contra turno de seu processo de escolarização regular.
A formação voltada à educação não formal tem emergido como um dosaspectos centrais nas discuções relativas à adequações e inovações em campos educacionais e tem sido associada à implementação de percursos inovadores que têm exigido uma forte capacidade adaptiva e criadora por parte dos educadores envolvidos envolvidos. Teóricos debruçam-se em estudos e produções na tentativa de colaborar para o efetivo processo de aprendizagem de alunos com dificuldadescognitivas, no entanto, o aluno não é apontado em pesquisas atuais como sujeito ativo de estudo, seus olhares, a sua efetiva integração ao processo. Com o objetivo de dar voz aos alunos que na maioria das vezes apresentam limitações quanto ao raciocínio lógico e capacidade de expressão verbal é que apresentamos a presente pesquisa: apresentar a expressão fotográfica de alunos que são atendidos em espaçode educação não formal, basicamente alunos que são atendidos Plano de Ação Social, e que apresentam problemas de aprendizagem e possuem histórico de exclusão social e escolar.
Com este estudo verifica-se a análise do educando quanto aos aspectos que qualifica, que gosta, que mantém determinadas reservas, enfim, como os alunos revelam o seu olhar pela escola regular e pelo ambiente nãoformal de ensino, que na perspectiva da antropologia visual é considerada não um simples apertar de botão, mas um ato intencional, uma ação de pensamento, uma forma de expressão.

Objetivos:
O interesse pela investigação dos alunos no contexto da educação inclusiva segundo o olhar dos incluídos, tem como objetivo central a busca de uma observação aos alunos sob angulos ainda pouco explorados, abusca do diálogo mediado pela imagem fotográfica produzida por eles sobre as questões que envolvem a sua vida e as suas percepções da escola ou ambiente não formal de ensino que possam ampliar a compreensão dos profissionais da área sobre essa especificidade.
Coaduna-se a este objetivo central, objetivos específicos que se referem ao levantamento de elementos que possam auxiliar as açõeseducativas nas reflexões acerca da garantia da qualidade e de um cuidado e educação, de forma indissociável respeitando-os enquanto sujeitos completos em si mesmos e que se expressam de múltiplas formas.

Justificativa:
“Inserir alunos com déficits de toda ordem, pemanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos á educação” – eassim diz a Constituição. Com esta frase Mantoan (2006), referência nas pesquisas sobre a inclusão no Brasil apresenta a justificativa para a inclusão escolar.
Compactuamos com essa afirmativa e salientamos que a inclusão têm sido um movimento muito polemizado especialmente pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. Formações são questionadas e pesquisas com os mais distintos enfoques...
tracking img