Pesquisa bibliografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

LOGÍSTICA EMPRESARIAL: COCA-COLA

Valença - Bahia
Abril 2013








LOGÍSTICA EMPRESARIAL: COCA-COLA

Pesquisa apresentada como requisito parcial obrigatório para avaliação da disciplina Logística Empresarial, do curso de Administração da Faculdade Zacarias de Góes do 4º semestre, sob orientação do professor MSc. Jonildo Gilson LeiteMorais.

Valença - Bahia
Abril 2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3
2 LOGÍSTICA EMPRESARIAL4
2.1 HISTÓRICO5
2.2 IMPORTÂNCIAS NAS EMPRESAS6
2.3 ATIIDADES NAS ORGANIZAÇÕES8
2.3.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS7
2.3.1.1 TRANSPORTE7
2.3.1.2 GESTÃO DE ESTOQUE10
2.3.1.3 PROCESSAMENTO DE PEDIDOS10
2.3.2 ATIVIDADES SECUNDÁRIAS OU DE APOIO10
3 COCA-COLA LOGÍSTICA EMPRESARIAL11
3.1 HISTÓRICO DA COCA-COLA11
3.2LOGÓSTICA EMPRESARIAL NA COCA-COLA12
3.2.1 LOGÓSTICA REVERSA DA COCA-COLA13
3.2.2 ATIVIDADES LOGÍSTICAS DA COCA-COLA13
3.2.2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS13
3.2.2.1.1 TRANSPORTE14
3.2.2.1.2 GESTÃO DE ESTOQUES15
3.2.2.1.3 PROCESSAMENTO DE PEDIDOS15
3.2.3 ATIVIDADES SECUNDÁRIAS15
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS17
5 REFERÊNCIAS18



1 INTRODUÇÃO
A logística empresarial estuda como a administração podeprover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem, que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Alémdisso, os consumidores, em sua maioria, não residem próximos donde os bens ou produtos estão localizados. Este é o problema enfrentado pela logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
Esse trabalho consiste em apresentar, de forma clara, o significado da logística, suaimportância nas organizações e como ela pode se tornar um diferencial competitivo. Por muitas vezes, a logística ineficiente causa transtornos e prejuízos inestimáveis a muitas empresas, isso faz com que acabem perdendo clientes e prestígio em um mercado tão competitivo. Mas como fazer para que esses problemas sejam minimizados e, até mesmo, eliminados das organizações? É o que vamos ver a partir de agora.2 LOGÍSTICA EMPRESARIAL: HISTÓRICO, IMPORTÂNCIA, ATIVIDADES E PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES
A logística tornou-se um constante processo ininterrupto com o passar dos anos e hoje é peça fundamental no mundo globalizado. Praticamente toda a população mundial utiliza algum meio logístico para ter uma melhor qualidade de vida. O mundo tem ficado cada vez mais conectado, sendo possível haver relaçõescomerciais ou pessoais entre pessoas de qualquer país existente no globo terrestre. Isso acontece graças à era digital, que vem revolucionando o mercado. Nunca existiu uma época com tantas importações e exportações de mercadorias, movimentação de pessoas, bem como a produção industrial e agrícola como nos dias atuais.
2.1 HISTÓRICO
O termo Logística tem origem da palavra grega logistiki, quesignifica contabilidade e organização financeira. Também vem do verbo francês Loger, que traduzindo quer dizer alojar ou acolher. Inicialmente a logística foi utilizada para descrever a ciência da movimentação de suprimentos e para manter as forças militares no campo de batalha. Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino eram grandes as necessidades de transportar as tropas, armas e carros deguerra, pois as batalhas perduravam por longos períodos e, na maioria das vezes, eram realizadas em lugares distantes, exigindo grande organização e planejamento. Por isso, os oficiais militares com título de Logistikas eram responsáveis por todo esse processo. As tropas que estavam bem alimentadas e bem armadas, não precisavam se deslocar longas distâncias, geralmente, tinham muito mais...
tracking img