Pesquisa aplicada a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia comportamental
Psicologia comportamental é um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estadosfisiológicos. A Psicologia avalia seu comportamento fisico e mental, mentalizando que pode ser feito para ajudar o paciente.
A base teórica deste ramo de atuação do psicólogo é o behaviorismo.B. F. Skinnerfoi o fundador de uma das filosofias que embasam a análise experimental do comportamento, o behaviorismo radical. Skinner dizia que o organismo teria em seu comportamento três tipos deles: P.D.F(padrãofixo de ação); comportamento respondente (100% inatos) e operantes (100% aprendidos). Segundo Skinner, o homem será influenciado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais, tendo comoparâmetro teórico o Selecionismo de Charles Darwin.
A Terapia comportamental tem por objetivo auxiliar as pessoas na resoluçãoo de problemas e dificuldades da vida. Ela é um espaço para ampliar aauto-observação, trazendo à consciência uma parcela maior daquilo que fazemos e, principalmente, das razões que nos levam a fazer o que fazemos.
O que faz um Terapeuta Comportamental?
O terapeutacomportamental não é um conselheiro e também não é alguém que apenas ouve e interpreta aquilo que lhe contam: ele busca, junto com aquele que procura a ajuda psicoterapêutica, encontrar estratégias alternativasde ação, visando produzir mudanças efetivas em sua vida.Buscando uma definição clara dos objetivos da psicoterapia para cada pessoa, cabe ao terapeuta comportamental abrir um leque de opções deconduta, auxiliando na análise das consequências positivas e negativas de cada uma e, então, aceitar, facilitar e colaborar na decisão que a pessoa toma.

Psicologia Infantil
Psicologia Infantil é oestudo do comportamento infantil que inclui características físicas, cognitivas, motoras, lingüísticas, perceptivas, sociais e emocionais, desde o nascimento até a adolescência. As duas questões...
tracking img