Pesquisa Aliena O Parental Dariane

396 palavras 2 páginas
ALIENAÇÃO PARENTAL

Aluna Dariane Meira Yanzer
Prof. Edson Roberto Oaigen
Abril/2015

Alienação Parental é a situação em que aquele que detém a guarda ou vigilância da criança ou adolescente o treina para romper os laços afetivos com seu genitor.
A alienação não é somente em relação a marido e mulher (pai e mãe), embora seja o mais comum. Pode ser também praticado por terceiros que tentem de alguma maneira desqualificar o genitor em relação ao menor. Podem ser os avós, tios, atual cônjuge do genitor que detém a guarda... alguém, que de alguma forma tenha o menor sob sua vigilância e utilize de sua influência para induzir o afastamento deste de um de seus genitores.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Na dissolução de um casamento podem restar sentimentos ruins como mágoas e rancores, a qualquer um dos entes envolvidos na parentalidade, onde um membro da família ou da guarda do jovem acaba usando o mesmo para atingir o excônjuge.
Quais possíveis danos pode causar?
Como fazer para evitar que esse processo cause o menor

dano possível?
Guarda

problema?

compartilhada

pode

ajudar

na

redução

do

JUSTIFICATIVA
 Distanciamento

entre

pais e

filhos após a separação conjugal; após o

rompimento, é natural certo afastamento entre pais e filhos, pois geralmente o pai é quem sai de casa e a guarda do filho segue com a mãe. A alienação contribui para que esse afastamento temporário se torne duradouro ou permanente.  Impossibilidade

de

comunicação

entre

ex-cônjujes;

após

a

separação

normalmente fica uma situação mal resolvida entre o antigo casal. O que dificulta no contato do genitor que não detém a guarda quando a criança ainda não tem autonomia. Dependendo do guardião para manter contato com a outra parte.
 Problemas psicológicos desenvolvidos na criança; em decorrência da alienação, o

menor pode se tornar uma pessoa dependente e sem opinião própria, pois foi acostumado a pensar ideias que não são suas, acreditando não ser capaz de ter visão crítica.

Relacionados

  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas