Peso especifico aparente compactado e solto daareia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório dos ensaios de laboratório de Materiais de Construção civil II
Engenharia Civil 4º Termo B
Identificação:
Ensaio: Peso específico aparente compactado e solto da areia
Objetivo: Determinar o peso específico da areia considerando o volume dos vazios entre os grãos
Material: Caixa metálica com dimensões de 25x25x25, areia e balança
Metodologia: Inicialmente pesou-se a caixa vazia eposteriormente seu volume foi preenchido de areia até a borda sem haver compactação. A caixa foi pesada novamente, e então a areia foi sendo colocada e compactada por meio do vibrador. A caixa foi pesada uma última vez. Todos os valores foram tomados e então analisados para o cumprimento da experiência.
Coleta de dados: Peso
Caixa 6,4 KgAreia solta 23,4 Kg
Areia compactada 32,3Kg
Tratamento de dados: Para a determinação do peso específico aparente de ambas as amostras foi utilizada a equação ρ=m/V onde: ρ= massa (ou peso) específico; m= peso da areia sem a caixa e V= volume da caixa.
Conclusão: O peso específico aparente encontrado para a areia solta foi de 1.497,6 Kg/m³. O pesoespecífico da areia compactada foi de 1.657,6 Kg/m³. Calcular o peso específico aparente serve para custear o transporte e armazenagem da areia.
Ensaio: Peso específico real da areia
Objetivo: Determinar o peso específico da areia descontando o volume dos vazios entre os grãos
Material: areia, balão de 500 ml, água
Metodologia: O balão foi cheio de água e então pesado, logo depois foramcolocados duzentos gramas de areia no balão, que foi pesado novamente. Os valores foram anotados para o prosseguimento do ensaio.
Coleta de dados: Peso
Balão 130 g
Areia 200 g
Balão+areia+água 795,74 g
Tratamento de dados: Para a determinação do pesoespecífico real da areia foi necessário fazer uso da equação: ρ= m/V. Primeiramente foi determinada a massa específica da água( que não era destilada) para descontar seu volume da mistura de água+areia. Em seguida foi tomado o peso da areia e dividiu-se pelo volume restante, obtendo-se o peso específico real.
Conclusão: O valor encontrado para este ensaio foi de 2.680,67 Kg/m³. A média tomada comoreferência é de 2.650 Kg/m³ para agregados em geral. O peso específico real pode, assim como o ensaio granulométrico, aceitar ou não o uso de certa areia em uma determinada estrutura. Por exemplo, uma areia muito fina apresenta um peso específico maior, seus grãos são tão pequenos que a eficácia da liga junto com a brita é prejudicada.
Ensaio: Inchamento da areia
Objetivo: Determinar o limite deabsorção de água pela areia
Material: caixa metálica com dimensões 25x25x25 cm, bandeja,areia, água, balança e uma proveta de 1 litro
Metodologia: A caixa foi cheia de areia até suas bordas sem haver compactação, sendo pesada em seguida. A areia foi despejada dentro de um refratário maior ao qual foram adicionados 0,5% (114,5 ml) de água. A areia era misturada até total dissolução da água e então acaixa foi novamente cheia. A areia excedente era pesada. Este procedimento se repetiu com acréscimo de 0,25% de água até que o peso da bandeja não se alterasse (pois a cada % de água adicionada havia um ganho de volume e consequente aumento da quantidade de areia sobressalente).
Coleta de dados: Peso Peso da areia excedente (descontado o peso da bandeja)Caixa 6,4 Kg Areia + 0,5% H₂O 3,52 Kg
Bandeja1,1 Kg Areia + 0,75% H₂O 4,13 Kg
Areia 22,9 kg Areia + 1% H₂O 4,52 Kg
Areia...
tracking img