Pescaria De Espinhel LArissa E Marcio

471 palavras 2 páginas
Universidade do Vale

Espinhel horizontal de superfície com enfaze nas espécies de atuns

O espinhel é um método de captura de anzol funcionando de forma passiva, utilizando iscas para atração do pescado (Fig 1). É formado pela linha principal, contendo ou não boias de sinalização em suas extremidades e ao longo da mesma para facilitar sua localização, a linha secundaria se prende a primaria pelo snap e cada embarcação vai utilizar um determinado espaço estre eles, e o anzol que dependendo do tamanha vai selecionar o tamanho do pescado desejado.
Fig 1: Pescaria de espinhel de superfície
Esta permicionado pelo Fundamento legal: INI MPA/MMA nº 10/2011 - Anexo I - Seção 1.01. é direcionado a captura de organismos oceânicos de grande porte como os atuns e afins, porem acaba pescando golfinhos, tartarugas, aves marinhas e por isso é obrigatório o uso de dispositivos de redução da captura incidental desses organismos com a utilização de anzol circular (fig 2), desenganchador de anzol, cortador de linha...

Fig 2 : Diferença entre anzol circular e anzol normal
De acordo com o boletim estatístico de Santa Catarina de 2012 tem 201 barcos este método de pesca, sendo o comprimento total máximo de 59,49m e mínimo de 6,8m, arqueação bruta máxima de 741 e mínima de 1 e a potencia do motor de no máximo 1000HP e 18HP.
As espécies alvos são albacora-laje (Thunnus albacares), albacora-branca (Thunnus alalunga) e albacora-bandolim (Thunnus obesus), que se diferem visualmente somente no comprimento e coloração de algumas nadadeiras (Fig 3).
Fig 3: Albacora-laje, albacora-branca e albacora-bandolim
A fauna acompanhante da pescaria de espinhel de atuns ocorre em maior concentração do que a própria espécie alvo, sendo as 5 principais espécies pescado (fig 4) com 1050 toneladas de dourado (Coryphaena hippurus) de acordo com a lista vermelha da IUCN se encontra como espécie não preocupante, são grandes migradores vivendo em águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico,

Relacionados