pesamento cientifico sobre o soial

3074 palavras 13 páginas
UNIP- Universidade Paulista
Disciplina: Ciências Sociais As principais contribuições do pensamento sociológico clássico.

05 de novembro de 2014, Brasília-DF.

Resumo
3. As principais contribuições do pensamento sociológico clássico.

As principais contribuições pensamento sociológico clássico se da na importância da compreensão das matrizes do pensamento social e a capacidade de explicar o mundo contemporâneo, e uma compreensão de um conjunto de princípios fundamentais que formam a teoria social desses autores e seus principais conceitos.
Émile Durkheim, foi um pensador francês que deu a sociologia o status de disciplina acadêmica, e tinha uma linha de pensamento no positivismo com uma grande influencia do darwinismo social e a crescente valorização da ciência como fonte de obtenção da verdade. Ele via a necessidade de criação de novos hábitos e comportamento do homem moderno visando o bom funcionamento da sociedade.
Para Karl Marx o capitalismo baseava-se na exploração do trabalho, uma exploração oculta e mascarada. Já Max Weber tinha como preocupação racionalidade, pois o capitalismo levou uma crescente racionalização da sociedade, conduzindo a mecanização das relações humanas.

3.0 AS PRIINCIPIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO CLÁSSICO
Nesta unidade, vamos estudar o pensamento sociológico clássico, que consiste na compreensão da realidade social. É usual alunos nos perguntarem qual a razão de se estudar pensadores que viveram no século XIX.
A importância da compreensão das matrizes do pensamento social se deve a sua capacidade de explicar o mundo contemporâneo. A atualidade de suas obras significa que elas não faram corroídas pelo tempo e que são capazes de lançar luz na compreensão do mundo contemporâneo.
Nesta unidade, é importante compreender o conjunto de princípios fundamentais que formam a teoria social desses autores e seus principais conceitos.
3.1 ÈMILE DURKHEIM E O PENSAMENTO

Relacionados