Pesagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Hermínio Ometto
Uniararas

Relatório Nº- 1 Data: 16/03/2012

Pesagem

Nome do Aluno(a)/ RA-

Curso: 1º Ano Biologia
Período: Noturno
Disciplina: Química Inorgânica
Professor Responsável: Marcos V.Corrêa da Silva

Araras / SP
2012
INTRODUÇÃO

A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparações com massas conhecidas, Utilizando-se balanças.
As principais causas de erro na pesagem são:
- Modificações nas condições em que se encontra o recipiente e/ou substâncias, entre pesadas sucessivas.
- Empuxodiferente do ar sobre o corpo e os pesos.
- Inexatidão nos pesos.
- Efeito da temperatura.
- Absorção de umidade e/ou gás carbônico do ar – as substâncias absorvidas também serão pesadas, causando erro. Como solução deve-se secar a substância antes da pesagem, deixá-la esfriar num dessecador e pesá-la num pesa filtro.
- Película de água aderida à superfície dos corpos – correspondente ao teordo vapor de água contido na atmosfera ambiente. Quanto mais baixa for a temperatura do corpo em relação a temperatura ambiente, tanto maior a espessura dessa película. Assim um corpo frio aparentará maior peso do que um corpo quente. A solução nesse caso consiste em só pesar o objeto após o mesmo ter adquirido a temperatura ambiente.
Contudo a balança também é um instrumento importante nolaboratório. É um instrumento delicado, em sua maior parte importada e, por isso, de preço bastante elevado. Alguns tipos de balanças nos dão resultados pouco precisos enquanto outros nos dão resultados mais rigorosos. Este segundo tipo de balança dado seu grande emprego em química analítica, é chamada balança analítica. As balanças analíticas geralmente pesam até décimo de milésimo, ou seja, até a quartacasa decimal. Como inteiro é o grama, elas pesam até decimiligrama.
Quando vamos usar uma balança devemos, antes de tudo, verificar qual a capacidade máxima da mesma. A balança, sendo um aparelho de precisão delicado,
não pode suportar cargas excessivas, o que acarretaria estragos na mesma. A carga
máxima da balança vem impressa na própria balança. Normalmente, a capacidade máxima dasbalanças analíticas estarem torno de 100 a 200g.
Balanças não são sensíveis apenas as vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e a corrente de ar. Por esse motivo, na instalação das mesmas devem ser evitados locais com incidência de sol e correntes de ar, assim como mesas ou bancadas que sofram trepidações facilmente. No caso das balanças digitais “analíticas”, de grandesensibilidade e exatidão, é conveniente a construção de uma sala exclusiva para elas.

OBJETIVO

Desenvolver as técnicas de pesagem, para que se possa tentar chegar a uma precisão de uma determinada substância ou medicamento, para que com isso consiga-se realizar um controle de qualidade de um medicamento ou na realização de uma reação química em que se tenha que ter uma precisão nas medidas deuma substância, logo que, sem isto a reação pode não ocorrer como planejada.

MATERIAL E MÉTODOS

Material:

Utilizou-se durante a aula prática:
- 4 comprimidos de Aspirina
- Espátula
- Vidro de relógio
- Balança Semi-Analítica
- Placa de Pétri

Métodos

Durante a aula prática, a sala foi dividida em nove grupos, cada qual recebeu 4 comprimidos de aspirina dentro de uma placa depétri coberto por um vidro de relógio.
Desligou- se os ventiladores e cada grupo dirigiram-se ate a balança semi-analítica com o propósito de verificar se esta encontrava-se equilibrada para que se pudesse
em seguida prosseguir colocando sobre ela o vidro de relógio e a tarando, logo após pesou-se cada um dos 4 comprimidos, colocando-os bem ao centro da balança com a ajuda de uma espátula e...
tracking img