persuvsargum

3226 palavras 13 páginas
1- Saber distinguir persuasão de manipulação
Existem dois modos de utilizar a retórica: a persuasão e a manipulação.
Persuasão:







A Persuasão tem como principal objetivo levar alguém a aceitar ou optar por uma determinada ação ou posição. E esta ligada a sedução.
A adesão de alguém a certas ideias é feita através de gestos, palavras ou imagens. Através da persuasão o orador reforça os seus argumentos despertando emoções, de modo a criar uma adesão emotiva às suas teses.
Um discurso argumentativo requer uma organização e encadeamento de argumentos, tal de forma lógica que o auditório não apenas possa acompanhar o raciocínio do orador, mas também que possa ser convencido da justeza da posição que está a ser defendida (Logos). È também fundamental para que o discurso seja persuasivo que o próprio orador seja credível (Ethos) e que desperte simpatia ou gere empatia com o auditório
(Pathos).
O grande objetivo de todo o discurso argumentativo é provocar a adesão de um auditório. O discurso é sempre feito em função de um auditório composto por indivíduos todos diferentes entre si. Cada auditório exige um discurso próprio para que este possa ser persuasivo.

Manipulação









A manipulação tem como principal objetivo uma prática abusiva do discurso na medida em que obriga o recetor a aderir a uma determinada mensagem que o emissor pretende impor. Por outro lado, a persuasão é a prática do discurso que tem como principal objetivo a livre adesão do auditório.É o mau uso da retórica.
É fazer com que outros aceitem ou realizem algo contra os seus melhores interesses. Há uma imposição, tentando evitar a reflexão e a liberdade de decisão dos ouvintes. O manipulador procura usar a seu favor as limitações da racionalidade do auditório. Há uma relação vertical, desigual, em que os ouvintes são usados como instrumentos ao serviço do manipulador.
Os objetivos são escondidos ou apresentam-se de forma confusa para não

Relacionados