Perspectivas serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVA ENDOGENISTA (Profissionalização das “formas anteriores” de ajuda.) Origem do Serviço Social: Evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade(moças de família rica) emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo. Evolução dasprimeiras formas de ajuda, desde a Antiguidade até a cientificidade da filantropia. O Serviço Social não cumpre uma função econômica e política inserida numa determinada ordem socioeconômica, aspolíticas sociais são consideradas apenas enquanto prestação de serviços.
•A profissão é vista a partir de si mesma.
•Têm uma visão focalista da origem do Serviço Social.
•Vêem o profissional como umfilantropo.
•Evoluídas formas sistemáticas de ações.
Montaño critica que os autores dessa tese entendem a história e sociedade como cenário de desenvolvimento profissional e não como sua determinante.(MONTAÑO, 2007).
PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
Focaliza o trabalho e o modo de produção capitalista, como o berço da profissão, a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetospolítico-econômicos, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa da reprodução das relações de classe e da contradição nelas existente.
PRINCIPAIS AUTORES:
José Paulo Netto eMarilda Vilela Iamamoto, Vicente de Paula Faleiros, Maria Lucia Martinelli, Manuel Manrique Castro, entre outros.
Segundo Netto, o surgimento do Serviço Social como profissão, está vinculado à emergênciada “questão social”.
Questão Social :
“o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que são reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo; portanto a “questãosocial” está atrelada aos conflitos da relação capital/trabalho “(Netto, 1992, p.13).
A gênese do Serviço Social não se esgota apenas com a emergência da “questão social” se tomada abstratamente,...
tracking img