PERSPECTIVAS PARA O SETOR FLORESTAL

1253 palavras 6 páginas
PERSPECTIVAS PARA O SETOR FLORESTAL
Moacir José Sales Medrado, Engenheiro-agrônomo, CREA 1.742-D CE, Doutor em Agronomia, Especialista em Planejamento Agrícola, Manejo de Agroecossistemas e Agrofloresta,Investigador científico e Chefe Geral da Embrapa Florestas, medrado@cnpf.embrapa.br

As florestas são geradoras de produtos e serviços para a humanidade e, por isso, são pressionadas pelo crescimento da população mundial que, anualmente, consome cerca de 1,6 bilhões de metros cúbicos de madeira.
Estima-se que se em 50 anos todos os países atingirem o padrão médio de consumo dos americanos, a demanda mundial anual de madeira poderia chegar a 10 bilhões de metros cúbicos, muito acima daquela estimada pela FAO para 2050, que é de dois a três bilhões de metros cúbicos. Nos dois casos a pergunta é como será e como se fará o suprimento para tamanha demanda, de forma sustentável, sem dilapidar os recursos florestais do planeta.
No final do século XX, grupos sociais organizados em defesa das Florestas Naturais (FNs) debitavam à demanda do setor de base florestal grande parte da responsabilidade pelas agressões sofridas pelas FNs e pressionavam pela formulação de políticas ambientais e econômicas mais restritivas. Esse fato fez com que grande parte das empresas do setor reagissem de forma positiva, adequando-se às exigências ambientais legais e buscando sistemas de certificação. Espera-se, portanto, que durante o século XXI a discussão seja centrada na busca de formas adequadas para o atendimento das necessidades de conservação das florestas, para uso das gerações futuras, sem deixar de atenderas necessidades legítimas da geração atual. Acreditamos, sinceramente, que o bom senso nos levará a considerar uma pauta mais enriquecedora.
Acredita-se que, a partir de agora, o manejo florestal não mais será visto como uma simples forma de extração econômica de madeiras da floresta e sim, como um sistema de exploração que considerará o uso sustentável das florestas, incluindo

Relacionados

  • direito ambiental
    80333 palavras | 322 páginas