Perspectivas mercadilógicas da engenharia de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir trata-se do desenvolvimento da Engenharia de Produção e suas perspectivas mercadológicas no Brasil; inicia-se em apresentação do curso, a respeito da profissão dando ênfase em como se disponibiliza atualmente no mercado de trabalho; suas abrangências e seguimentos.
Uma explanação é feita sobre a história da Engenharia de Produção; origem, surgimento no Brasile como vem se desenvolvendo e criando novos métodos de estudo acompanhando o desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos. Uma abordagem rápida sobre os acontecimentos desde a década de cinqüenta, quando surgiu essa área. A Engenharia de Produção ganha notável desenvolvimento e torna-se independente de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias.Atualmente no Brasil, devido o desenvolvimento do país, a Engenharia de Produção vem se destacado muito dentre outros seguimentos; é abordado no texto os motivos que levaram a se expandir, a trajetória que vem seguindo, a forma de trabalho exercido em meio ao progresso e a ímportância adquirida hoje no mercado de trabalho.
As perspectivas futuras para essa promissora profissão é sem dúvida as melhores, otrabalho destaca assuntos decorrentes deste sucesso e aponta os melhores seguimentos para Engenharia de Produção, tratando-se da área de Telecomunicações e Informática uma das melhores opções para futuros negócios no País. Conclui-se em uma retrospectiva do desenvolvimento desde seu início e perspectivas futuras.



2-PERSPECTIVAS MERCADOLÓGICAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL:

Ocenário atual das empresas no Brasil caracteriza-se pelo processo de internacionalização e globalização da economia, com graus crescentes de competitividade. Assim, a Produtividade e Qualidade, que historicamente sempre foram elementos fundamentais de interesse e estudo da Engenharia de Produção, tornaram-se agora uma necessidade competitiva de interesse global não apenas de empresas de bens eserviços, mas também de inúmeras nações. A formação dos grandes blocos econômicos mundiais (Comunidade Econômica Européia, Nafta, MERCOSUL, etc.) e conceitos como Manufatura de Classe Mundial ("World Class Manufacturing"), e Gestão da Qualidade Total ("Total Quality Management"), que se transformaram em jargões comuns ao setor industrial, levam à clara compreensão por parte dos empresários e profissionaisdo setor de que a sobrevivência e sucesso das empresas brasileiras passa pelo estudo e prática dos grandes temas ligados ao processo produtivo, objeto da Engenharia de Produção. Fator adicional é possibilitado pelos avanços tecnológicos, os quais, paradoxalmente, em vez de acentuarem as tendências para a superespecialização, estão revertendo este quadro no sentido de permitirem níveis adequadosde integração de sistemas, exigindo profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Engenharia de Produção. Esse contexto tem alterado significativamente o conteúdo e as habilidades esperadas da mão de obra em termos mundiais e essas mudanças tem se refletido fortemente na realidade e perspectivas profissionais do Engenheiro de Produção.
A necessidade dos conhecimentos e técnicasda área da Engenharia de Produção tem feito com que o mercado procure e valorize os profissionais egressos dos cursos desta especialidade. Em função disso, a demanda pelos cursos de Engenharia de Produção tem sido muito grande, segundo apontam as estatísticas dos vestibulares. No Brasil, reportagens recentes de revistas como Exame, Isto É e Veja, e de jornais como Folha de São Paulo, apontam aEngenharia de Produção como a Engenharia com as melhores perspectivas de mercado de trabalho previstas para esse final de século, juntamente com Telecomunicações e Mecatrônica. Para ilustrar a demanda existente no Brasil, vale mencionar que a UFRJ possui um curso de Engenharia de Produção nos moldes do curso que está sendo proposto na UFRGS. A Engenharia de Produção na UFRJ é o segundo curso...
tracking img