Perspectivas de inserção do glp na matriz energética

Páginas: 151 (37680 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2011
PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Alexandre Barreira de Morais TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM PLANEJAMENTO ENERGÉTICO Aprovada por:________________________________________________ Prof. Maurício Tiomno Tolmasquim, D.Sc. ________________________________________________ Prof. Alexandre Salem Szklo, D.Sc. ________________________________________________ Prof. Ronaldo Goulart Bicalho, D.Sc. ________________________________________________ Dr. Jeferson Borghetti Soares, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL MAIO DE 2005

MORAIS, ALEXANDRE BARREIRA DE Perspectivas de inserçãodo GLP na matriz energética brasileira [Rio de Janeiro] 2005. XII, 122 p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Planejamento Energético, 2005). Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. GLP 2. Consumo de GLP no Brasil 3. Política de Preços de GLP 4. Nichos do GLP I. COPPE/UFRJ II. Título (série)

ii

DEDICATÓRIA Esta tarefa seria impossível se não houvesse uma pessoa especial ao meulado, pronta para me atender, me entender e me apoiar. Mesmo grávida e nos primeiros meses com nosso filhinho Vinicius soube entender minha ausência física ou emocional em diversos momentos. A eles, minha esposa Maria de Fátima Souza Ardisson de Morais e meu filho Vinicius Ardisson de Morais, dedico este trabalho.

iii

AGRADECIMENTOS Ao professor e orientador Alexandre Salem Szklo por conseguirtransformar idéias em texto, projeto em trabalho, sempre com soluções enriquecedoras, por sua dedicação, paciência e disponibilidade, que me deram o apoio fundamental para realizar este trabalho. Ao professor e orientador Mauricio Tiomno Tolmasquim por me acolher em seu centro de pesquisas na COPPE, o CENERGIA, onde possibilitou-me participar de projetos e foi minha “base” na maior parte do tempodedicado a este trabalho. Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro em parte do período de meu mestrado. Aos professores do PPE, em especial Giovani Vitória Machado, Roberto Schaeffer, por tudo o que fizeram por mim não só neste trabalho mas nas demais atividades que participei na COPPE. Aos Amigos do CENERGIA e do PPE, em particular a Jeferson eRicardo pela luta diária em manter o Cenergia em pleno funcionamento após a saída do Professor Maurício Tolmasquim. Aos colegas da Petrobras Distribuidora em especial meus superiores hierárquicos diretos Valter, Pablo e Carmelo que sempre foram solícitos em me liberar para estar presente na UFRJ e dar prosseguimento à tese. Ao professor Ronaldo Bicalho, por facilitar o acesso ao acervobibliográfico no Instituto de Economia, mesmo quando a biblioteca entrou em greve. Aos sempre solícitos funcionários da secretaria do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Aos familiares, esposa, filho e amigos pelo grande incentivo, apoio, e motivação. Destaco aqui minha mãe que propiciou minha “base” em sua casa nos últimos meses deste trabalho, muitas vezes deixando de trabalhar no seucomputador para que eu pudesse agilizar minha tese.

iv

Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.) PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Alexandre Barreira de Morais Maio/2005 Orientadores: Mauricio Tiomno Tolmasquim Alexandre Salem Szklo Programa: Planejamento Energético Esta teseanalisa as perspectivas do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil, em um cenário onde a paridade de preços de importação recentemente adotada e o crescimento da rede de gás natural levaram a uma redução no consumo do GLP. A liberação de preços ao consumidor contrastada com um histórico de subsídios ao GLP tem causado fortes impactos na demanda pelo produto. O consumo de GLP, historicamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matriz energética
  • Matriz energética
  • Matriz Energetica
  • Matriz Energética
  • matriz energética
  • Matriz Energética
  • matriz energética
  • Matriz energética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!