Perspectivas da cadeia do frio para frutas e hortaliças no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Anderson Arnaldo Lopes dos Santos
Resumo do texto: “Perspectivas da cadeia do frio para frutas e hortaliças no Brasil”
O Brasil é um dos maioresprodutores mundiais de frutas e hortaliças, com grande variedade e qualidade. Mas uma boa parte desses produtos deixa de chegar ao consumidor com a qualidade adequada e, além disso, outra quantidade nemsequer tem qualidade para ser consumida e é jogada diretamente no lixo. Essas perdas ocorrem principalmente durante as fases de pós-colheita até o consumo final. Para minimizar essas perdas começa ahaver uma maior necessidade de utilização da refrigeração não somente para minimizar as perdas, mas também para melhoria da qualidade.
A “Cadeia do Frio” é um conceito de engenharia que consistebasicamente em resfriar o produto desde a colheita e mantê-lo frio até o consumo final. A aplicação desse conceito no sistema de transporte e armazenamento destes alimentos elevaria significativamente otempo para consumo desses alimentos que poderiam ser até mesmo exportados com a qualidade que tanto é exigida no exterior.
Hoje, a não utilização da “Cadeia do Frio” no Brasil ocasiona o“estrangulamento econômico” que consiste no curto período para comercialização do produto. Somente produtos onde a refrigeração é indispensável é que a cadeia do frio é bem empregada (transporte e armazenamento deSorvetes, leites, carnes e etc).
As exportações de frutas in natura representam apenas 1% em comparação com as exportações agrícolas. Essa inexpressão das exportações de frutas é explicada devido anecessidade de se ter cuidados no plantio, manejo do pomar, um tratamento adequado pós-colheita e principalmente armazenamento e transporte refrigerado do produto. Infelizmente um tratamento refrigeradoadequado só ocorre efetivamente na residência do consumidor. Então fica evidente a necessidade de implantação da “Cadeia do frio” para melhoria da qualidade e incremento das exportações.
A...
tracking img