Perspectiva futura da contabilidade de gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUSÍADA DE ANGOLA
CONTABILIDADE DE GESTÃO PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

.

UNIVERSIDADE LUSIADA DE ANGOLA PÓLO DE BENGUELA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

CONTABILIDADE DE GESTÃO PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

Damázia Gonçalves Edir Cardoso Zélia Malungo 4º ANO CONTABILIDADE SUPERIOR DE GESTÃO.

2

.

Lobito 2011 DAMÁZIA GONÇALVES EDIR DOS SANTOS ZÉLIA MALUNGO

CONTABILIDADEDE GESTÃO PERSPECTIVA PARA O FUTURO

Trabalho apresentado pelo 4º Ano do curso de Contabilidade Superior de Gestão.

Professor: Dr. MARIA LUÍSA PAIS

3

.

SUMÁRIO 1. AGRADECIMENTOS....................................................................................4 2 . INTRODUÇÃO……………………….......……………………………..........5 3. OBJECTIVOS……………......………......………………………………........6 3.1.ObjectivoGeral 3.2. Objectivo Especifico 4. DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS 4.1-CONTABILIDADE DE GESTÃO PERSPECTIVA PARA O ENSINO 4.2- CONTABILIDADEDE GESTÃO PERSPECTIVA SOCIAL 4.3- APLICAÇÃO PRATICA NAS ORGANIZAÇÕES 4.4CONTABILIDADE ANALÍTICA: UMA FERRAMENTA PARA

CONTABILIDADE DE GESTÃO 4.5- CONTABILIDADE DE GESTAO EM ANGOLA

5. CONCLUSÃO…………………….............…….…………………………….......14 6.BIBLIOGRAFIA………………………..............………………………………...14

4

.

AGRADECIMENTOS

A orientadora Maria Luísa, pela transmissão de conhecimentos que permitiram elaborar este trabalho e posicionar, numa correcta perspectiva histórica/psicológica a temática invocada neste estudo.

5

.

Aos companheiros destes anos, com quem conversamos, convivemos e recebemos estímulos e simpatia. A todos aqueles que directa ou indirectamentecontribuíram para que este trabalho fosse realizado.

6

.

“Todos os obstáculos contêm uma oportunidade para melhorar a nossa condição”

Anónimo

7

.

RESUMO

Desde os primórdios da Humanidade, o homem já utilizava inconscientemente a Contabilidade. Ao longo do tempo, á medida que as sociedades foram se desenvolvendo, essa ciência também foi se aperfeiçoando e abrangendo outrasáreas antes tidas como sem importância em seu campo de actuação. Nascida com a civilização, a Contabilidade de Gestão sempre estará atada à Organização dos empreendimentos humanos, e estes na perseguição da satisfação das necessidades dos seres. É natural, que diversas novas aplicações do conhecimento contábil surjam ou as que já existiam se desenvolvam para atender as novas posições conquistadaspelos seres humanos. A previsão de tais factos não é difícil de ser feita se observada a partir dos agentes que estão a imprimir as grandes modificações da vida humana. O curso da civilização foi sempre ascendente, mas o século XX talvez tenha sido o que mais influenciou a vida social em razão de profundas mudanças que nos fizeram penetrar em uma nova era, denominada “era do conhecimento”. AContabilidade enfrentou as grandes mudanças impostas e acelerou nos últimos anos a sua conquista científica diante das seguintes grandes realidades:  Avanço prodigioso da informática;  Internacionalização dos mercados e que imprimem modificações nos procedimentos de concorrência através de preços e qualidade;  Declínio considerável da ética e da moral;  Facilidade extrema da comunicação;  Relevânciados aspectos sociais;  Abusiva concentração da riqueza e excessos da especulação financeira;  Intervenção cada vez maior do Estado no destino dos empreendimentos e na acção humana pelo trabalho;  Aumento considerável dos índices de miséria;  Avanço expressivo das tecnologias e da ciência;

8

.

 Necessidade de preservar o planeta em suas condições ecológicas, pelos graves danoscausados pela era industrial;  Grandes esforços de harmonização de princípios e normas. Todos esses factores ambientais em relação à vida do património das células sociais, passaram a exigir comportamentos dos estudos contábeis em outros níveis, forçando especialmente, uma visão holística.

9

.

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz-se...
tracking img