perspectitivas sociologicas

1240 palavras 5 páginas
Fichamento do Capítulo 5 do livro Perspectivas Sociológicas

O autor Peter Berguer começa sua abordagem mencionando os parágrafos do capítulo anterior que vimos os mecanismos de controle social, onde abordagem nos leva a crer numa disparidade entre o indivíduo e a sociedade, onde esta exerce pressão e coage o indivíduo estagnando-o . Na maioria das vezes, esse fardo parece suave porque muitas vezes nós mesmos desejamos aquilo que a sociedade espera de nós. Na visão do autor, ele diz: “A sociedade determina não só o que fazemos, como também o que somos” (pg. 107).
Como explicação para esse comportamento, o autor sugere três áreas de interpretação conhecida como a teoria do papel, a sociologia do conhecimento e a teoria do grupo de referência.
No paragrafo seguinte, a teoria do papel, criação intelectual quase que de toda américa, afirma que cada situação apresenta expectativas específicas a um certo indivíduo, onde o papel, ou seja, “uma resposta tipificada a uma expectativa especifica ” (pg. 108), oferece os padrões que devem ser seguidos pelas pessoas nas diversas situações, implicando em ações, emoções e atitudes a eles relacionadas. Devemos complementar que na maioria das vezes essas implicações vêm naturalmente, inconscientemente, e não propositalmente ou refletidamente. Os papéis têm suas formas e constrói anto sua disciplina própria interior, dando forma e construindo tanto a ação como o ator, e transfomem-se em certa identidade. Essas identidades, por sua vez, e os papéis que as definem, podem ser de fácil mobilidade, como também quase impossível mudança. Mesmo assim, o autor afirma que “o significado da teoria do papel poderia ser reduzidamente dizendo-se que, numa perspectiva sociológica, a identidade é atribuída socialmente, sustentada socialmente e transformada socialmente” (pg. 112,).
Sendo assim, a identidade precisa que a mesma sociedade que a define num contexto social, lhe dê sustentação, pois um papel não faz sentido

Relacionados