Persotas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História

[editar]Origem
Ver artigos principais: Aquémens, Teispidas e Árvore genealógica aquemênida


Representação de Ciro, o Grande.
"A nação persa contém diversas tribos, como listado aqui. [...]: os pasárgadas, maráfios, e máspios, de qual dependem todas as outras tribos. Desdes, os mais importantes são os pasárgadas; eles contêm o clã dos aquemênidas, do qual vieram todos os reispérseos. Outras tribos são os pantialeus, derúsios, germânios, todos estes fixos à terra, e o restante - os daios, mardos, drópicos, sagárcios, são nômades."
Heródoto, Histórias, 1.101, 125
O Império Persa recebeu seu nome da tribo indo-europeia chamada Parsua. O nome 'Pérsia' é uma latinização do nome deste povo, que dava o nome de Persis à região encerrada em suas fronteiras territoriais, uma árealocalizada a norte do Golfo Pérsico e a leste do rio Tigre, conhecida atualmente como a província iraniana de Pars.[16]
Apesar de seu rápido sucesso e expansão, o Império Aquemênida não foi o primeiro império iraniano, já que no século VI a.C. outro grupo de povos iranianos antigos já haviam fundado o Império Medo.[16] Os medos haviam sido originalmente o grupo iraniano dominante na região,conquistando o poder no final do século VII a.C. e incorporando os persas em seu império. Os povos iranianos chegaram na região por volta do ano 1000 a.C.,[17] e haviam sido dominados inicialmente pelo Império Assírio (911-609 a.C.). Os medos e os persas, no entanto, juntamente com os citas e babilônios, tiveram um papel crucial na destruição da Assíria depois de uma sucessão de revoltas internas.
Otermo aquemênida é na realidade uma versão latinizada do antigo nome persa Haxāmaniš (um composto bahuvrihi que pode ser traduzido como "que tem uma mente de amigo"[18] ou "caracterizado pelo espírito de seguidor"), por intermédio do grego Ἀχαιμενίδαι, Akhaimenídai, "da família de Aquêmenes". Apesar da derivação do nome no grego, Aquêmenes em si foi um monarca menor do século VII, governante deAnshan (também Ansham ou Anšān), no sudoeste do atual Irã.[16] Apenas na época de Ciro, o Grande (Ciro II da Pérsia), um descendente de Aquêmenes, é que o Império Aquemênida desenvolveu seu prestígio imperial, e passou a incorporar os impérios já existentes no Oriente Médio, tornando-se a potência mencionada pelos textos antigos.
Em algum ponto em 550 a.C., Ciro, o Grande liderou uma rebeliãocontra o Império Medo, provavelmente devido à má administração feita pelos medos na Persis, derrotando-os e conquistando-os na sequência e criando o primeiro império persa. Ciro utilizou sua engenhosidade tática,[19] bem como sua compreensão das equações sócio-políticas que governavam seus territórios, para incorporar ao seu império os territórios vizinhos dos impérios lídios e neo-babilônicos, abrindocaminho para que seu sucessor, Cambises II, se aventurasse no Egito e derrotasse o Império Hitita e o Reino do Egito.
Ciro, o Grande daria amostras de sua perspicácia política na administração de seu império recém-formado, já que o Império Persa se tornou o primeiro a tentar governar diferentes grupos étnicos sob o princípio de responsabilidades iguais e direitos para todos os povos, contantoque os súditos pagassem seus impostos e mantivessem a paz.[20] Além disso, o monarca acabaria por concordar em não interferir com os costumes, religiões e intercâmbios comerciais locais dos estados que dominava,[20] uma qualidade única que acabaria por conquistar para Ciro o apoio dos babilônios. Este sistema de administração acabaria por se tornar um problema para os persas, uma vez que com umimpério maior também veio uma necessidade maior de ordem e controle, o que levou ao gasto de recursos e à mobilização permanente de tropas para lidar com rebeliões locais, enfraquecendo o poder central do monarca. Na época de Dario III, esta desorganização quase levou à fragmentação do reino.[3]
Os persas de quem Ciro descendia eram originalmente um povo de pastores nômades que habitavam o...
tracking img