personalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo dos estágios propostos por Wallon, existe uma contradição e um conflito entre eles, isso parte das mudanças e condições do meio. Esses conflitos aparecem entre o início de um estágio e o término de outro, essa transição entre esses cinco estágios, trazem uma evolução mental que está caracterizando uma mudança de comportamento e, além disso, traz novas formas de pensamento, de interaçãosocial e emoções.
A faixa dos 3 aos 6 anos é chamada de personalismo, leva esse nome por fazer parte da construção da personalidade da criança e a construção da consciência de si, é um estágio que enriquece o “eu”, através da imitação, oposição e inibição , é nele também que a criança aprende a usar os pronomes “eu”, “meu” e a palavra “não” também está muito presente nas atitudes de recusa em quea criança quer que a sua vontade seja superior a qualquer outra. Quando consegue o que quer se torna uma criança exaltada, quando não, cria uma baixa autoestima, isso pode ajudar ou prejudicar o bom desenvolvimento da criança, depende de como essas situações são vivenciadas. Nessa fase a criança passa a ser ciumenta e possessiva com objetos. 
Num segundo momento dessa fase, ocorre o período degraça, onde a criança quer chamar atenção e admiração do outro, se sente agradada quando agrada ao outro.Se for frustrada nessa tentativa torna-se uma criança tímida, por essas contradições é que passa pela situação de apropriação de papéis, enriquecendo o personagem da imitação para possuir atração, admiração e prestígio para si próprio. 
O terceiro e último período é o da representação, é oesforço para substituir o outro por meio da imitação, é esta fase que vai trazer o pensamento na relação entre o significante e o significado, e expressar simbolicamente os objetos interiorizados. 
Essa fase é marcada pela interação social que permite a construção do eu e as relações afetivas, substituindo assim os objetos pelas palavras correspondentes a partir da apropriação da linguagem. 
SegundoWallon, a personalidade humana é constituída por duas funções: afetividade e inteligência, o movimento afetivo garante sua relação com o meio e com o mundo enquanto a criança não possui o domínio da palavra. Ele também afirma que a emoção não é desencadeada ou desenvolvida pelo meio orgânico , apesar de se originar dele. Mas sim é a relação do ser humano com o meio que desenvolve a pessoa , parao autor :” as capacidades biológicas são as condições de vida em sociedade, mas o meio social é a condição do desenvolvimento dessas capacidades".
Existe uma diferenciação entre a afetividade, emoção e sentimento, apesar de serem considerados como um todo:
Afetividade: É o sistema, envolve sentimentos, emoções e paixões.
Sentimentos: São reações mais pensadas e menos instintivas. A pessoa temconsciência de que está sentindo determinado sentimento e sabe o por que, entretanto não é algo incontrolável e com sinais biológicos. É inteiramente psicológico e consciente.
Emoções: São reações ocasionais, instantâneas e diretas. Têm relação direta com o meio, mas se manifesta no biológico.
Para Wallon, a emoção é individual e pessoal e tem caráter evolutivo, sua estrutura depende do meio emque o individuo vive e também do biológico. A emoção ao longo do desenvolvimento se torna mais capaz em expressar as emoções mais complexas, de acordo com a maturação de seus sistemas biológicos, da mediação de outro, da linguagem e cultura, as emoções são processos psicológicos o qual o corpo encontra para demonstrar este sentimento a alguém de forma agradável ou desagradável.
É sempre necessáriaa presença de uma segunda pessoa para que seja manifestada alguma reação emotiva, seja real ou de fruto psicológico. As expressões mais comuns são o choro e o riso, os quais são considerados como forma de expressão, e não emoção, pois, muitas vezes eles são o caminho para expressar alguma emoção através do corpo. A emoção pode ser separada em forma externa: expressões faciais, lagrimas, risos,...
tracking img