Personalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Thayro Macêdo de Paiva
Curso: Ciências Contábeis – 1 Período - Noite
Prof: José Eloi



INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------ 02PERSONALISMO --------------------------------------------------------------- 03
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------- 06

INTRODUÇÃO

 
Na página a seguir seráfeita uma demonstração da corrente de pensamento Personalista, bem como sua criação, ideologia e defensores.

PERSONALISMO
O personalismo, em contabilidade, classifica as contas do proprietário, dosadministradores, dos consignatários e dos correspondentes. Seriam contas representativas de pessoas, cuja precedência superava a importância dos valores das contas (classes de valor). Daí onome personalismo.
As contas do proprietário representam o patrimônio líquido, as receitas e as despesas. As contas dos administradores, consignatários e correspondentes referem-se aos bens, direitos eobrigações dos agentes internos e externos à azienda. Um exemplo de administrador seria um vice-presidente de operações de uma entidade, que possui bens, direitos e obrigações sob sua responsabilidade,prestando contas desses aos proprietários. Os consignatários possuiriam responsabilidades internas diretas, como um tesoureiro (numerário) ou encarregado do almoxarifado (bens). Os correspondentes seriamfornecedores, clientes e outros agentes externos que transacionam com a Entidade. As contas eram associadas aos nomes das pessoas, o que tornava complexa a escrituração contábil.
Esta escola surgiu comouma reação ao contismo, durante a segunda metade do século XIX (1867), dando personalidade às contas para poder explicar as relações de direitos e obrigações.
A personificação das contas já existiadesde os primeiros expositores do método de partidas dobradas, porém, esta personificação não constituía uma teoria científica e sim um artifício usado pelos autores para explicar o mecanismo das...
tracking img