personalidades afro-descendestes

922 palavras 4 páginas
Personalidades afro-descendente

Francisco josé do nascimento
Nascido em 1839 vindo a falecer em 1914 ,O dragão do mar. Francisco josé do nascimento recebeu esse apelido em decorrência de sua luta contra a embarcação de escravizados, realizada eplos escravocratas do Ceará que estavam vendendo os cativos para os fazendeiros da região sudeste. Com isso, pretendiam atenuar os prejuízos devido a uma grande estiagem e á epidemia do coléra que ocorria no período de 18877 e 1879.
Francisco era presidente da sociedade cearense libertadora que se punha ao escravismo no ceará. Conhecedor do mar, pois era filho de pescador e , ainda garoto ,prestava serviço ao navio tubarão ,fazendo entregas de recados , tornou-se mais tarde , prático-mor da barra do porto de Fortaleza .diante da situação de se instalou , organizou os jangadeiros , bloqueando o porto.
Uma das importantes ações que exemplificam a luta abolicionista no Ceará, que fizeram com que o estado fosse o primeiro a abolir a escravidão no ano de 1884.

Dandara

Dandara foi uma grande guerreira na luta pela liberdade do povo negro. Ainda no século XVII, participou das lutas palmarinas, conquistando um espaço de liderança. De forma intransigente, entendia que a liberdade era inegociável. enfrentando todas as batalhas que sucederam em Palmares. Era a companheira de Zumbi dos Palmares. Opôs-se, juntamente com ele, a proposta da Coroa Portuguesa em condicionar e limitar reivindicações dos palmarinos em troca de liberdade controlada.
Dandara morreu em 1694 na frente de batalha, para defender o Quilombo dos Macacos, mocambo pertencente ao Quilombo dos Palmares.

Juliano moreira

Apresenta o texto de Juliano Moreira, que em 1905 publicou uma história da assistência aos doentes mentais no Brasil, onde relata a criação do Hospício Pedro II (o primeiro do país), descreve a assistência na capital federal e em vários estados brasileiros e comenta a primeira lei federal relativa aos alienados, publicada em

Relacionados

  • INCENTIVOS FISCAIS S INSTITUI ES DE ENSINOS PRIVADA
    2283 palavras | 10 páginas
  • leitura
    37664 palavras | 151 páginas
  • Exame OAB UNIFICADO 2015 1
    671094 palavras | 2685 páginas
  • A herança nos descaminhos na formação do estado de roraima
    121608 palavras | 487 páginas