Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizerque uma pessoa, "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.
Definição
Encontrar uma exata definição para termo personalidade não é uma tarefa simples. O termo é usado na linguagem comum - isto é, como parte da psicologia do senso comum - com diferentes significados, e esses significados costumam influenciar asdefinições científicas do termo. Assim na literatura psicológica alemã persönlichkeit costuma ser usado de maneira ampla, incluindo temas como inteligência; o conceito anglófono de personality costuma ser aplicado de maneira mais restrita, referindo-se mais aos aspectos sociais e emocionais do conceito alemão. Carver e Scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna edinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa". Esta definição de trabalho salienta que personalidade:
* é uma organização e não um aglomerado de partes soltas;
* é dinâmica e não estática, imutável;
* é um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e seus processos;
* é uma força ativaque ajuda a determinar o relacionamento da pessoa com o mundo que a cerca;
* mostra-se em padrões, isto é, através de características recorrentes e consistentes expressa-se de diferentes maneiras - comportamento, pensamento e emoções. Asendorpf complementa essa definição. Para ele personalidade são as particularidades pessoais duradouras, não patológicas e relevantes para o comportamento de umindivíduo em uma determinada população. Esta definição acrescenta àquela de Carver e Scheier alguns pontos importantes: Os traços de personalidade são relativamente estáveis no tempo;
* As diferenças interpessoais são variações frequentes e normais - o estudo das variações anormais é objeto da psicologia clínica.
* A personalidade é influenciada culturalmente. As observações da psicologiada personalidade são assim ligadas apenas à população em que foram feitas; para uma generalização de tais observações para outras populações é necessária uma verificação empírica.

Aspectos da Personalidade

* Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As dapersonalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção. A conceituação de temperamento é no entanto difícil e se confunde muitas vezes com outros conceitos como traços de personalidades e motivos. Por muitos traços de temperamento estarem ligados a tendências disposicionais da pessoa de vivenciar determinadas emoções ou humores de maneira relativamente intensa ou frequente, com base em taisdisposições. No entanto tal definição mostra-se restrita, por não incluir traços como hiperatividade, atenção, perseverança, tradicionalmente vistos como parte do temperamento.
* Competência: Competências ou habilidades são em psicologia os traços de personalidade que permitem ao indivíduo atingir determinada realização ou desempenho. A habilidade não deve, no entanto, ser confundida com odesempenho em si, que pode variar com a motivação. O termo competência deve ser diferenciado do termo talento. Talento é um termo da psicologia do senso comum que traz consigo muitas pressuposições - por exemplo, de que talento se tem desde o nascimento e não pode ser modificado pelo aprendizado - que não são aceitáveis em um construto científico. Por isso o termo talento não é mais utilizado na atual...
tracking img