Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
 
Na Grécia, Hipócrates (460-377 a.C.), considerado o pai da medicina, classificava a personalidade em quatro tipos, de acordo com a presença de determinadas substâncias no organismo.
No século XVII, o filósofo John Locke foi um dos primeiros a teorizar que a mente humana nasce vazia, como um papel em branco, e que a personalidade seria fruto das experiências. Logo depois, ofrancês Jean Jacques Rousseau criou o conceito do bom selvagem inspirado nas descobertas de povos indígenas nas Américas. Para ele os humanos nasceriam inocentes e pacíficos. Males como ganância e violência seria produto da civilização.
Todas as vezes que colocamos lado a lado duas pessoas estabelecendo comparações entre elas, qualquer que seja o aspecto a ser medido e comparado sempre existirádiferenças entre ambas. São essas diferenças entre os indivíduos que os tornam únicos e inimitáveis.
A genética do comportamento vem mostrando que não só o ambiente e nem só o DNA formam a personalidade. Atualmente considera-se que os traços tenham um componente genético, porém, sua manifestação depende de fatores ambientais e sociais. O gene carrega o traço, mas é o ambiente e a sociedade que puxa ogatilho para ele se manifestar. De qualquer forma, já se tem certeza de que os genes são capazes de influenciar o comportamento humano. Já foram encontrados genes que tornam as pessoas mais vulneráveis a comportamentos agressivos.
Diante dessas características iguais e diferentes podemos afirmar que os seres humanos são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes, ou seja, somos iguais uns aosoutros quanto à nossa essência humana, porém, funcionamos diferentemente uns dos outros.
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas.
 
 
 
  










O que é a personalidade?
 
É uma estrutura interna que forma um conjunto de características psicológico que determina a individualidade de uma pessoa moral.
Segundo Allport, um dos maiores estudiosos da personalidade humana, a personalidade pode ser definida como, a organização psicodinâmica dos sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam o seu comportamento epensamento característico.
Compreender que tipo de personalidade uma pessoa tem é uma missão difícil, pois, é determinada pela maneira que essa pessoa comporta - se diante das outras pessoas. Isto não esta longe de uma definição cientifica: os psicólogos diriam que a personalidade consiste nas características e maneiras distintivas pelas quais um individuo se comporta. Ou seja, um conjunto depadrões diferenciado de comportamento, pensamentos, atitudes e emoções, pois todo individuo tem pontos fortes, virtudes, pontos fracos e defeito relativamente estavam o que torna o individuo único e exclusivo.
A maioria dos psicólogos aceitaria a definição de personalidade dada acima mesmo alguns podendo empregar frases diferentes. No que eles ainda diferem e sobre como descobrir e rotular os modoscaracterísticos e distintivos do comportamento. O problema já se revelou ser muito difícil; ele tem sido abordado de diversos modos, e o resultado é uma grande quantidade de teorias diferentes. Para melhor compreende La será e para que haja justiça nas diferenças de opiniões elas serão esboçadas em termos e das categorias em que geralmente caem: teorias dos traços da personalidade e finalmente asolução atual que parece ser a mais satisfatória: a do comportamento social.
 
 
 
TEORIA DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE
 
Os traços herdados são possibilidades de vir a ser e não a certeza de que será. Há uma quantidade enorme de traços possíveis de transmissão hereditária, porém, apenas parte desses traços se manifestará no indivíduo.
“O traço era para Allport, o que a necessidade era para...
tracking img