Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE PERSONALIDADE[1]


Personalidade é um tema complexo. Conceituá-la de modo útil e compreensivo é uma difícil tarefa para os estudiosos do assunto. Sabemos que não há duas personalidades idênticas como não existem duas pessoas idênticas, embora muitas pessoas possuam traços em comum. A personalidade é temporal, pertence a uma pessoa que nasce, vive e morre.
A personalidadeexiste em função de um meio no qual procura adaptar-se e, pertencendo a um ser vivo, tem que sofrer um processo de desenvolvimento. Neste sentido, cada indivíduo tem sua história pessoal e esta é a unidade básica a ser levada em conta no estudo da personalidade.
Na história pessoal devemos considerar: os dados biopsicológicos herdados; o meio isto é, as condições ambientais, sociais e culturaisnas quais os indivíduos se desenvolvem; os dados adquiridos na interação hereditariedade – meio; as características e condições de funcionamento do indivíduo nessa interação, possibilitando previsões a respeito do seu comportamento em situações futuras.
Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma dediferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio.










Uma definição simplificada de personalidade:


Personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.




Constituição, temperamento e caráterO desenvolvimento da personalidade está intimamente associado ao desenvolvimento físico. Entretanto, as pessoas tendem dissociar o psíquico do físico, supervalorizando funções psíquicas como, por exemplo, a afetividade e subestimando funções físicas como, por exemplo, a excreção. Sabe-se, porém, que as primeiras motivações e ansiedades do ser humano estão ligadas aos processosfisiológicos.
Seja qual for a fase do desenvolvimento, a personalidade apóia-se na estrutura física do indivíduo, a qual chamamos constituição. Nesta há um conjunto de características individuais hereditárias que podem ou não se desenvolver nas interações com o meio. A este conjunto dá-se o nome de genótipo. Por outro lado, existem características individuais adquiridas basicamente por influênciado meio e que no conjunto são chamadas de parátipo. Entretanto, quando se observa uma pessoa, ela apresenta-se com sua estrutura fenotípica que é o resultado da integração genótipo- parátipo.
Sem aprofundar o significado dos conceitos acima, por analogia, podemos relacionar, no plano psicológico, temperamento com genótipo, caráter com parátipo e personalidade com fenótipo.Temperamento é a tendência herdada do indivíduo para reagir ao meio de maneira peculiar. Assim, desde o nascimento, entre os indivíduos verificam-se diferentes limiares de sensibilidade frente aos estímulos internos ou externos, diferenças no tom afetivo predominante, variações no ritmo, intensidade e periodicidade dos fenômenos neurovegetativos ( que funciona involuntariamente ou inconscientemente).Caráter é o conjunto de formas comportamentais mais elaboradas e determinadas pelas influências ambientais, sociais e culturais, que o indivíduo usa para adaptar-se ao meio. Ao contrário do temperamento, o caráter é predominante volitivo ( depende da vontade) e intencional. Entretanto, de modo geral, temperamento e caráter estão intimamente associados, podendo estar tão imbricados que se tornadifícil sua distinção.
Portanto Personalidade é a interação dos aspectos físicos, temperamentais e caracterológicos.


Teorias sobre a Personalidade


Numerosas teorias têm sido elaboradas buscando linhas diretivas para o estudo da personalidade. Quando alguém deseja compreender o comportamento de outrem, em determinada circunstância, esforça-se por descobrir a motivação...
tracking img