Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Entre os diversos fatores e recursos que compõem uma organização, destaca-se como o mais complexo e com uma ampla área de estudo a ser abordada, o recurso humano, ou seja, as pessoas que compõem e interagem no ambiente organizacional no desenvolvimento de suas tarefas. Uma vez influenciados por inúmeros fatores como sentimentos, emoções, tristezas, alegrias e estresse entre outros,o indivíduo age e reage de diferentes maneiras de forma que pode acarretar insatisfações, críticas como também curiosidade em entender e explicar o motivo de tal comportamento.
Originado de diversas ciências como sociologia, psicologia, antropologia e ciência política, o estudo do comportamento do indivíduo na organização, chamado Comportamento Organizacional, focaliza o estudo das pessoas comoindivíduos, como membros de um grupo e como parte da organização como um todo.
“O Comportamento Organizacional, comumente chamado de CO, é um campo multidisciplinar dedicado ao estudo das atitudes, dos comportamentos e do desempenho humano nas organizações” (DAFT, 2005, p.346).
Objetivando prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas o estudodo comportamento organizacional torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e controlam a aquisição e aplicação de recursos para sobrevivência da organização. 
As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porém são muito diferentes entre si. Sendo seu comportamento imprevisível, as pessoas podem distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidõespromovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações. 
De modo geral, o assunto a ser abordado no trabalho são as diferenças individuais e a personalidade do indivíduo nas organizações. Contudo, os objetivos específicos são: relatar o comportamento daspessoas nas organizações, discutir as características individuais bem como sua importância, sintetizar a importância do capital humano, relacionar as diferenças individuais quanto as aptidões e personalidade, relatar as competências essenciais e os benefícios da diversidade nas organizações.

2. Diferenças Individuais e Personalidade
De acordo com Ito e Guzzo (2002), os estudos das diferençasindividuais datam desde a antiguidade na Grécia Antiga (século IV – V a.C.), voltados para a área de medicina, onde Hipócrates desenvolveu a teoria dos humores, na qual relacionava quatro elementos do universo: terra, ar, fogo e água e quatro qualidades: calor, úmido, frio e seco, à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra. Com base nessa teoria, Galeno desenvolveu a tipologiado temperamento, distinguindo e descrevendo nove tipos: quatro temperamentos primários e quatro temperamentos secundários relacionados e derivados das qualidades citadas por Hipócrates, e um temperamento resultante da mistura das quatro qualidades, considerado como temperamento ideal. 
A partir do estudo das emoções Galeno constatou a existência de diferenças individuais, denominadastemperamentos, o qual se definia como disposições aplicadas às direções das emoções. Seguiu-se o estudo das atitudes, destacando-se a extroversão e a introversão, que mais tarde difundiram-se como dimensões de personalidade e do temperamento. Entre inúmeros estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento da teoria das diferenças individuais e da personalidade podemos destacar: Immanuel Kant, Wilhelm Wundt,Carl Junq, Alfred Adler, Cattell, Guilford e Eysenck.
Segundo Strelau (1998) apud Ito e Guzzo (2002), as diferenças individuais se referem a traços básicos, relativamente estáveis, expressos nas características formais das reações e comportamento. A personalidade abrange um conceito mais amplo, incluindo as próprias diferenças individuais e outras características determinadas pelo ambiente...
tracking img