Personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM – II PERÍODO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE


















PERSONALIDADE



















PIRIPIRI – PI
2010



















PERSONALIDADEPIRIPIRI-PI
2010
O presente texto tem o intuito de abordar um pequeno estudo sobre a personalidade. Busca discutir seu conceito na Psicologia, distinguindo os fatores determinantes da personalidade, o efeito das diferentes condições sociais, sua classificação na história, as medidas de personalidade e os mecanismos de defesa.
De acordo com Braghirolli et al. (1990), personalidade se originada palavra latina “persona” (per-sona significa “soar através”). Seu sentido original está bastante relacionado com o sentido popular, porque se refere à aparência externa, à impressão que cada um causa ao outro. Em psicologia entende-se por personalidade o conjunto total de características próprias do indivíduo que integradas, estabelecem a forma pela qual ele reage costumeiramente com o meio.Ela é determinada pelos fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos exercem sua influência através da estrutura orgânica e do processo de maturação. Os fatores ambientais incluem tanto o meio físico como social e começam a influências a formação da personalidade já na vida intra-uterina. As influências familiares e culturais são responsáveis por muitas das diferenças entre famílias e raças.Segundo Dally e Harrington (2005), a personalidade pode ser dividida em temperamento (descreve a característica de humor de uma pessoa) e em caráter (abrange suas qualidades, atitudes e comportamento). As Nações e raças diferem bastante no caráter. Mesmo dentro de um país existem diferenças entre os habitantes das diferentes regiões. A antropóloga Margaret Mead descobriu grandes diferenças decaráter entre tribos vizinhas, embora todos sejam descendentes do mesmo troco. Estas diferenças de caráter parecem está bastante relacionadas com a maneira como cada tribo educa e trata suas crianças e com diferentes papéis representados pelos homens e mulheres em cada tribo. A criança nasce bastante informe pronta para ser moldada pelo seu ambiente. A cultura varia de uma sociedade para outra, eum homem de uma cultura difere em muitos sentidos de um homem de outra. Inicialmente a cultura é transmitida através da família e depois pela sociedade mantendo a criança viva com seus valores, crenças, padrões de comportamento aceitos e costumes acumulados do.
Numa sociedade tradicional ou primitiva a mudança é lenta e os costumes são fixos e duradouros. Todos sabem sua posição e o que seesperam deles. Na sociedade de constantes mudanças, os costumes já não são fixos. As pessoas não estão certas de sua posição e sentem-se inseguras. Em conseqüência, elas podem se adaptar a padrões de excessivamente comportamentos estabelecidos por seus vizinhos e tal adaptação resulta em rigidez e frustração, levando à desorganização e ao rompimento da personalidade e do comportamento (DALLY eHARRINGTON, 2005).
O conhecimento do caráter de um homem faz que seu comportamento seja ligeiramente previsível em certas circunstâncias. Nesse caso, o comportamento é resultado da interação da personalidade com diferentes ambientes sociais. O comportamento de uma pessoa também varia de acordo com a pessoa com quem ela está. Isto depende em parte da posição social, em parte da personalidade da outrapessoa, e ainda de muitas outras coisas. Os diferentes papéis que representamos refletem na formação da personalidade. Podemos comportar-nos de maneira bem diferente em grupos ou situações e seu comportamento em um papel pode chocar-se com seu comportamento em outro. O tamanho de um grupo também influencia o comportamento de seus membros (DALLY e HARRINGTON, 2005).
De acordo com Dally, Harrington...
tracking img