Personalidade e valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade

O que é personalidade?

Porque algumas pessoas são calmas e passivas e outras agressivas e agitadas?
Quando falamos sobre personalidade não estamos nos referindo a um rosto sorridente, a uma pessoa que tem charme e atitudes positivas diante da vida. A visão da psicologia sobre personalidade descreve o crescimento e desenvolvimento de todo o sistema psicológico de umindivíduo.
A definição de personalidade mais aceita foi proposta por Gordon Allport, há mais de 70 anos. Para ele, personalidade “é a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam seu ajuste individual ao ambiente.”
A personalidade é o conjunto de todas as características afetivas, emocionais, cognitivas e dinâmicas relativamente estáveis e habituais da maneira deser de uma pessoa que estabelece a sua forma única de agir e reagir ao ambiente e às situações que vivencia, estabelece também a forma de como nos relacionamos com as outras pessoas.
Mensurando a personalidade: A maneira mais comum de mensurar a personalidade é utilizar questionários de auto-avaliação. Porém, apesar de essas auto-avaliações funcionarem bem quando bem feitas, uma de suasdeficiências é que o candidato pode mentir ou administrar a imagem que quer transmitir para causa boa impressão. Outro problema é a precisão, um candidato apto para exercer as funções propostas pelas organizações pode simplesmente ter estado em um dia de mau humor quando o levantamento foi feito, o que prejudicaria seu desempenho e isso tornaria o resultado do teste menos preciso.
Determinantes dapersonalidade: A personalidade pode resultar da hereditariedade e do ambiente. A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva para a personalidade está na estrutura molecular dos genes, localizada nos cromossomos. Pesquisadores em vários países estudaram milhares de pares de gêmeos idênticos que foram afastados no nascimento e criados separadamente por muito tempo. Os pesquisadoresdescobriram então que a genética é responsável por cerca de 50% das semelhanças de personalidade entre gêmeos e por mais 30% das semelhanças de seus interesses ocupacionais. O estudo dos gêmeos conclui que os pais não têm grande interferência no desenvolvimento da personalidade, já que observou-se que gêmeos idênticos criados em casas de famílias diferentes são mais semelhantes entre si do que os irmãoscom quem foram criados.
Os primeiros estudos sobre a estrutura da personalidade tentaram identificar e classificar características duradouras que pudessem descrever o comportamento das pessoas, chamados de traços de personalidade, como a timidez, agressividade, submissão, preguiça, ambição, lealdade e extroversão.

O Indicador de Tipos de Personalidade Myers-Briggs

Um dos modelos maisamplamente utilizados de tipologia de personalidade é o Indicador de Tipos de Personalidade Myers-Briggs, representado pela sigla MBTI que é um teste de personalidade, com cem questões que avalia como as pessoas agem e sentem em determinadas situações. Com base nas respostas, as pessoas são classificadas como:
- Extrovertidas ou Introvertidas: Os indivíduos introvertidos são expansivos, sociáveis,enquanto os introvertidos são quietos e tímidos.
- Sensoriais ou Intuitivos: Os indivíduos sensoriais preferem a ordem e a rotina e dão foco aos detalhes. Os intuitivos são mais criativos e tem uma visão mais ampla das situações.
- Racionais ou Emocionais: Os indivíduos racionais usam a lógica e o raciocínio para lidar com os problemas. Os emocionais tomam decisões baseando-se em valores pessoais esentimentos.
- Julgadores ou Perceptivos: Os julgadores gostam de ter controle e organização. Os perceptivos são flexíveis e espontâneos e tendem a sentirem-se ansiosos e inseguros ao tomar decisões.

Essas classificações são combinadas em 16 tipos de personalidade, sendo cada pessoa identificada com um dos itens de cada um dos quatro pares. O MBTI é amplamente utilizado por empresas como...
tracking img