Personalidade e psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para revisão

1- Identidade é um processo de construção permanente, em continua transformação, desde antes de nascer até a morte, já que é nesse momento que deixamos de ser uma pessoacom um projeto de vida, com sonhos e ambições. São as características próprias que fazem de cada pessoa um ser diferente e único.
Estigma refere-se às marcas são atributos sociais que um indivíduo,grupo ou povo carregam e cujo valor pode ser negativo ou pejorativo.
Goffman distingue três tipos de estigma: as deformações físicas (deficiências motoras, auditivas, visuais, desfiguraçõesdo rosto, etc.), os desvios de carácter (distúrbios mentais, vícios, toxico dependências, doenças associadas ao comportamento sexual, reclusão prisional, etc.) e estigmas tribais (relacionados com a raça, nação oureligião).

2- Como a identidade é um processo que cada indivíduo vai adquirindo ao longo de sua vida, a família, amigos e ídolos são muito importantes na formação da sua identidade, já que semeles ele não poderia formar as suas características próprias, os seus valores e crenças, ideologias, religião, entre outros fatores que determinam a sua personalidade. É a partir da convivência com afamília e amigos que o individuo herda um conjunto de traços que em contato com um ambiente determinado, tem como resultado um ser individual e único.

3- Sim, há possibilidades de mudança daidentidade quando existe uma crise de identidade em que o indivíduo tenta redefinir seu modo de ser e estar no mundo. E com isso pode haver sim uma “perda” da identidade pessoal.

4- Os efeitos dosestigmas na vida do indivíduo ou grupo é a exclusão ou a reivindicação social pelo direito de ser bem tratado e ter oportunidades iguais. Os estigmas afetam tanto o indivíduo que faz com que a suaauto-estima fique baixa, porém quando ele encontra outra pessoa que compartilha os mesmos estigmas, poderá encontrar nela um apoio moral.

5- O estigma em relação ao rotulado “menino de rua” é...
tracking img