Personalidade - comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Personalidade é uma estrutura das características de cada indivíduo, tornando-nos ùnicos, distinguindo-nos de todos os outros; e o estudo sobre, permite que se tenha uma visão mais detalhada de suas características, para desenvolvê-las, conhecê-las ou diagnosticar características não desejáveis.
Existem diversas Teses sobre o assunto, porém a Tese de Freud teve uma ajudasignificativa e influenciou profundamente nos aspectos da nossa cultura.
A Motivação tem relação com a personalidade e é fruto da força interior do indivíduo, é a força que é direcionada ou intensificada por objetivos de cada indivíduo. Por isso a importância dela tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de qualquer um.


Teoria da Personalidade

Sigmund Freud

Ordenou em trêscomponentes básicos a estrutura da psique: o Id, o Ego e o Superego.

ID EGO SUPEREGO

Composto por tudo o que é herdado, que se está presente no nascimento e está presente na constituição; é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, que é também o reservatório de energia de toda a personalidade.
Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes, eles incluemconfigurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Um pensamento ou uma lembrança, excluído da consciência mas localizado na área do Id, será capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa.


O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade extern; riginalmente criado pelo Id na tentativa de melhorenfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. E para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas.

Esta última estrutura da personalidade se desenvolve a partir do Ego. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é odepósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade.
Enquanto consciência pessoal, o Superego age tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, porém, ele também pode agir inconscientemente.

Carl Gustav Jung

Jung desenvolveu uma elaborada metapsicologia. Seu construto do aparelho psíquico diferia da topologiafreudiana de ego, superego, id e ideal do ego. Ele definia a personalidade como um conjunto de complexos.
COMPLEXOS ARQUETIPOS ESTRUTURA PERSONALIDADE

Os complexos são grupos de idéias inconscientes associadas a eventos ou experiências particulares emocionalmente coloridos.
Alguns complexos são conscientes, bem desenvolvidos e egossintônicos; outros são menos conscientes, maldesenvolvidos eegodistônicos. Os últimos são projetados sobre o ambiente, especialmente pelo processo psíquico inativo das crianças; a partir deste processo, processos projetivos e introjetivos evoluem. Uma pessoa pode introjetar e identificar-se com um complexo que foi projetado por uma outra pessoa.

Estão relacionados a eventos, sentimentos e memórias de vidas individuais. Eles são meios pelos quais osarquétipos expressam-se no processo psíquico pessoal. Os arquétipos são capacidades herdadas de iniciar e realizar comportamentos típicos de todos os seres humanos, independentemente de raça ou cultura

No centro da personalidade consciente está o complexo denominado ego. Diversos complexos universais servem ao ego. A persona (nomeada como a máscara usada pelos atores gregos antigos), a personalidadepública, intermedia entre o ego e o mundo real. A sombra, a imagem inversa da persona, contém aqueles traços inaceitáveis para a persona, quer eles sejam positivos, quer negativos. Uma persona corajosa, por exemplo, tem a sua sombra temerosa. O arquétipo da sombra é o inimigo ou o intruso temido. A anima é o depósito de todas as experiências de mulher na herança psíquica de um homem; o animus...
tracking img