Persoalismo

889 palavras 4 páginas
O desenvolvimento da criança ocorre de forma gradual e alternada, pois é lentamente que a criança desenvolve competências que servem de base para as posteriores, como as habilidades intelectuais e sociais. Com a conquista da consciência corporal (tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos – mundo externo: através dos 5 sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato, recebendo estímulos e processando – os na mente, mundo internos, através de estímulos que são feitos através de terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos) adquirida gradualmente ao longo dos primeiros três anos de vida, juntamente com a capacidade simbólica (capacidade que é percebida na criança com a imitação na ausência do modelo, ou seja, quanda a criança consegue representar um modelo que esta presente somente em sua imaginação) e a linguagem, há um enriquecimento do eu e da personalidade que possibilita a criança avançar em mais um estágio do desenvolvimento chamado de personalismo. Com a individualização e a diferenciação (o outro) é que a criança conseguirá gradativamente tomar consciência de si como sujeito social.
A fase do personalismo, é marcada pela busca de independência, de autonomia e de enriquecimento do eu, por isso é um período crucial para a formação da personalidade do indivíduo e da autoconsciência.
Podemos nos aprofundar deste tema através de Wallon, que dedicou-se primeiro à psicopatologia e depois ao desenvolvimento da criança, entendendo à importância do estudo de sua origem para melhor compreendê-la. Analisando suas observações e comparando as diferenças entre crianças normais e patológicas, Wallon identificou os vários estágios, criando sua teoria do desenvolvimento.A teoria do desenvolvimento foi dividida nos seguintes estágios:- Impulsivo Emocional (0- 1 ano)- Sensório motor e projetivo (1-3 anos)- Personalismo (3-6 anos)
É nele também que a criança aprende a usar os pronomes

Relacionados