Perpectiva historica da contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA CONTABILIDADE PUBLICA NO BRASIL

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade Pública consiste no ramo da Ciência Contábil mais complexo, aplicada, apenas, às entidades públicas. Este trabalho pretende proporcionar uma visão da utilização desse ramo da Contabilidade para a sociedade.
Neste trabalho o principal objetivo foi desenvolver uma pesquisa científica, pretendendoanalisar e apresentar o desenvolvimento histórico da Contabilidade Pública no Brasil.
Será discutido, também, o Orçamento Público seguindo o mesmo pensamento linear ao da Contabilidade Pública, possibilitando o conhecimento dos principais objetivos e utilidades do Orçamento para a administração pública e sua relação com a Contabilidade Pública, descrevendo a sua evolução, evidenciando os maisimportantes princípios orçamentários, além de demonstrar o sistema orçamentário nacional.

2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

3.1. Período Antigo

Período Antigo compreende desde os primórdios da história até por volta de 1200 d.C.
Era praticada pelo homem primitivo uma espécie de Contabilidade Rudimentar usando folhas, pedaços de ossos, fatos ocorridos com o objeto material de que ohomem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Este homem primitivo foi deixando, aos poucos, de lado a caça e a pesca e começou a se dedicar ao pastoreio e à agricultura. Com isso, houve a necessidade de posse do solo e divisões para uma organização, com um breve conhecimento sobre propriedade.
Surge, então, como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens, e o método decontagem para o controle desses bens. Com a necessidade de registros do comércio dá-se o início da Contabilidade.
No atual Iraque, foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, o homem começava a registrar o seu patrimônio, embora rudimentar, dava-se a origem do Diário.
Com o desenvolvimento do papiro pelos Egípcios onde os escribas registravam os movimentos, surgem os primeiros livroscontábeis. Os agricultores do Egito pagavam aos coletores de tributos com cereais e linhaça pelo uso de água para irrigação. Os egípcios a cerca de 6.000 a.C já possuíam um grande acervo de registros contábeis.
Era similar na Grécia o que acontecia no Egito. Na Babilônia, os escribas já registravam a cobrança de impostos, cerca de 2000 aC. Vários registros contábeis datam desses períodos.
Háindícios de que os fenícios navegavam pelo Mediterrâneo para expandir sua rede de comércio, é quando nasce a Contabilidade, que tem relação intrinsicamente com a necessidade dos registros do comércio.
Há vários relatos bíblicos sobre registros contábeis, em 1º Reis 4.22-26 e 10.14-17 todas as rendas e bens de Salomão passaram por inventários, comprovando que o Patrimônio passava por controles eeram registrados.
O antigo Império Romano tinha uma contabilidade bem desenvolvida, que se pode chamar de um sistema jurídico de Contabilidade organizado.
A grande importância que a Contabilidade tinha para o povo Romano se evidencia nas palavras de Lopes de Sá (1998, pág. 42): “os dados contabilísticos mereciam considerações derivadas de estudos e as decisões eram tomadas a partir delas”.
Assimcomo os períodos históricos anteriores, a Contabilidade Romana era apenas para medir a eficácia dos responsáveis da administração do patrimônio, e não tinham o interesse de medir o rendimento.

3.2. Período Medieval

Período Medieval da Contabilidade compreende entre 1202 e 1494. Nesse período se proliferaram técnicas matemáticas sobre pesos, medidas e câmbio, inovações tecnológicas.Foi publicado o livro "Liber Abaci" por Leonardo Fibonacci é relatado que os registros contábeis rudimentar passaram por mudanças como o sistema numérico romano para o arábico e, mais tarde, pelo Método das Partidas Dobradas.
O comércio exterior se expandiu e com a necessidade de uma escrituração dá-se origem ao livro-caixa, o débito e o crédito já eram utilizados.

3.3. Período...
tracking img