Peroxissomos e glioxixxomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peroxissomos
 
Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem.
Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têmtambém grandes quantidades da enzima catalase.
 

 
A catalase converte o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2), e água e gás oxigênio. A água oxigenada se forma normalmente durante a degradação de gorduras e de aminoácidos, mas, em grande quantidade, pode causar lesões à célula.
 
2 H2O2 + Enzima Catalase → 2 H2O + O2 |
 
Apesar das descobertasrecentes envolvendo os peroxissomos, a função dessas organelas no metabolismo celular ainda é pouco conhecida. Entre outras funções, acredita-se que participem dos processos de desintoxicação da célula.
 
Glioxissomos
Em vegetais, as células das folhas e das sementes em germinação possuem peroxissomos especiais, conhecidos como glioxissomos. Nas células das folhas, essas estruturas atuam emalgumas reações do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação do gás carbônico. Nas sementes, essas organelas são importantes na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, que acabarão sendo convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação.
-------------------------------------------------

Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma dascélulas vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.

Dessa forma, a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2).

Representação da reação de oxidação:

2H2O2 + Enzima Catalase → 2 H2O + O2

Nos vertebrados, os peroxissomos, numerosos principalmente nas células de órgãos como os rins e fígado, ocupam cerca de 2% do volume celular hepático. Nesses órgãos, realiza a desintoxicação do organismo, oxidando substâncias absorvidas do sangue.

Problemas decorrentes da ausência dessa organela ou síntese anômala correlacionada à disfunção genética podemcausar doenças metabólicas crônicas envolvendo diversos órgãos e sistemas orgânicos, como por exemplo, a síndrome de Zellweger: doença congênita interligada aos rins, ossos, fígado, cérebro e glândula adrenal, alterando todo o funcionamento corpóreo.

Os peroxissomos também estão envolvidos na produção de ácidos biliares sintetizados no fígado. Nos vegetais são importantes reguladores doprocesso germinativo, convertendo os lipídios armazenados nas sementes em açúcares.
-------------------------------------------------
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

-------------------------------------------------
Os peroxissomos
Biogênese

Todos os peroxissomos são constituídos no retículo endoplasmático granular (REG).
Estrutura

São pequenasorganelas que possuem um diâmetro variável entre 0,1 e 0,5 µm, onde aparecem no seu interior algumas enzimas, onde a principal enzima é a catalase.

Composição Química

Os perixossomos são recobertos por uma membrana lipoprotéica. 

A peroxidase degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular.

OcorrênciaOs peroxissomos revelam-se nas células vegetais, nos fungos e nos animais.

Funções

O peróxido de hidrogênio pode ser muito tóxico para a célula porque pode levar a produção de radicais livres. Estes radicais são capazes de danificar as células, atuando, por exemplo, sobre o DNA e outras moléculas.

Peroxissoma
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa...
tracking img