perngutas sobre S OP

695 palavras 3 páginas
S&OP (Planejamento Integrado de Vendas e Operações)
Por que o processo é tão almejado pelas empresas
Ele é visto como o processo de negócio responsável pelo plano de estratégico dividindo se em diretrizes para execução das tarefas diárias e também realimentar as estratégias com indicativos de desvios de tendências da realidade de mercado e operações. O S&OP coordena de maneira integrada o desenvolvimento dos planos táticos dos vários departamentos, procurando alternativas de planejamento para atender a demanda, tendo uma melhor visibilidade para a alta gerencia, buscando a integração entre todas as áreas da empresa envolvidas com as operações, garantindo assim o balanceamento dos custos de estocagem e logística com o nível de serviço ofertado para os clientes.
Quais os objetivos
Manter o alinhamento entre as decisões nos níveis estratégicos e operacional. Com a integração dos departamentos busca o melhor cenário de planejamento para a empresa e não para cada área separadamente. Desenvolvendo padrões para o tratamento das informações relacionadas a cadeia (previsão de demanda, capacidades restritivas). Os responsáveis pela condução do processo de S&OP acompanham ativamente as operações de negócio, garantindo a aderência da execução com o planejamento assim como analisar o impacto na cadeia.
Quais os principais papeis
Os quatro principais papeis são: Viabilidade das Operações (gestão e tratamento das informações para a gestão de cadeias), Alternativas de Atendimento (geração de alternativas de utilização dos recursos da cadeia para atendimento da demanda), Apoio para tomada de decisão (decisão de planejamento tático em consenso pela organização por meio de reuniões), Acompanhamento da Execução (aderência da execução em relação ao planejado, e analise do desempenho da cadeia).

Explique quais as principais etapas do processo
Prever vendas: realizado logo no início de todo ciclo de planejamento,
Planejar vendas: em posse da previsão estatística sugerida por

Relacionados